metropoles.com

Ex-administrador regional do Paranoá terá de devolver R$ 35 mil ao GDF

O valor foi pago a uma banda, sem licitação. Gestor comandou o Paranoá no governo de Maria Abadia (PSDB) e foi preso na Operação Caronte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Paranoá
1 de 1 Paranoá - Foto: Divulgação

O ex-administrador do Paranoá Agamenon Martins Borges foi condenado a ressarcir o erário em R$ 35 mil por contratar bandas musicais para o 49º aniversário da cidade, mediante dispensa de licitação, sem observar as regras previstas na legislação.

A decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença proferida anteriormente e questionada por Borges.

Para o juiz Germano Frazão, o réu, como administrador regional, “não agiu de forma cautelosa e eficiente de maneira a demonstrar que os valores cobrados pela empresa agenciadora de bandas estavam de acordo com os praticados pelo mercado, o que de fato comprometeu a lisura do ato administrativo praticado”.

Segundo o magistrado, independentemente da responsabilização dos demais servidores que atuaram no processo de contratação da empresa, é responsabilidade do administrador “garantir o cumprimento das normas legais e fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público”.

O crime aconteceu em 2006, durante o governo da tucana Maria Abadia. Dessa data até os dias atuais, a ficha de Agamenon cresceu. O médico é suspeito de fazer parte da Máfia de Funerárias. Ele foi preso em outubro do ano passado, quando o grupo foi desarticulado em operação da Polícia Civil batizada de Caronte. 

Segundo as investigações, as funerárias cobravam valores superfaturados da família. Diziam que o atestado de óbito sairia de graça, mas, na verdade, estava tudo embutido no preço do velório e do enterro. Cabia a Agamenon assinar os atestados fraudulentos como legista.

2 imagens
Agamenon também foi administrador do Paranoá
1 de 2

Agamenon foi preso em outubro, suspeito de fazer parte da Máfia de Funerárias

Michael Melo/Metrópoles
2 de 2

Agamenon também foi administrador do Paranoá

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?