Erich Endrillo é empossado desembargador eleitoral do TRE-DF
Conselheiro da OAB-DF ocupará vaga do quinto constitucional, reservada a juristas e membros do Ministério Público
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu posse, nesta segunda-feira (30/7), ao advogado Erich Endrillo Santos Simas como desembargador titular do órgão. Pós-graduado em direito eleitoral, o maranhense de São Luís tem 45 anos e ocupará a cadeira destinada ao quinto constitucional, reservada a juristas e membros do Ministério Público.
Endrillo será um dos sete desembargadores que atuarão durante as eleições do Distrito Federal deste ano.
Graduado em direito pela Universidade Potiguar (UnP) e desde 2000 professor universitário, Endrillo é conselheiro titular da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) e membro da Comissão Nacional de Assuntos Tributários do conselho da instituição.
Antes, foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB-DF nos biênios 2010/2012 e 2013/2015, assumindo a presidência do colegiado no biênio 2015/2018.
Durante a posse, o desembargador se emocionou ao falar dos pais, professores e alunos presentes na cerimônia.
“O jogo democrático nunca foi fácil e, possivelmente, nunca será. As pessoas precisam entender que a busca pela democracia não pode ser uma disputa de poder. Nós temos que colocar os candidatos em pé de igualdade”, discursou Erich Endrillo.
O novo desembargador criticou ainda a utilização da Justiça Eleitoral para que candidatos ataquem adversários e ressaltou a necessidade de incentivar o eleitor a ir às urnas para escolher seus representantes.
Renovação
A renovação da atual composição da Corte começou em 23 de abril, quando a desembargadora Carmelita Brasil se tornou a segunda mulher a ocupar a presidência do TRE-DF. Ao lado dela, foi empossado, na vice-presidência e na corregedoria, o desembargador Waldir Leôncio.