metropoles.com

Três policiais legislativos presos na Operação Métis são soltos

Geraldo Cesar de Deus, Everton Taborda e Antonio Tavares prestaram depoimento na Polícia Federal nesta sexta-feira (21/10) e foram liberados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
PF aguas claras
1 de 1 PF aguas claras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Dos quatro policiais legislativos presos temporariamente durante a Operação Métis, nesta sexta-feira (21/10), três foram liberados. Eles prestaram depoimento à tarde e deixaram a Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Foram presos os policiais legislativos Everton Taborda, Geraldo Cesar de Deus e Antonio Tavares e o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, preso preventivamente. Geraldo, Everton e Antonio já estão em liberdade.

Os quatro foram presos na operação que investiga as varreduras de policiais legislativos nas casas de parlamentares. A Justiça e a Polícia Federal acreditam que as varreduras foram feitas para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

O caso pôs em evidência a Polícia Legislativa, responsável por fazer a segurança de parlamentares, prevenir e apurar infrações nas instalações pertencentes ao Congresso Nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), disse que as varreduras “restringem-se a detecção de grampos ilegais, conforme previsto no regulamento interno”.

O diretor-geral da PF, Leonardo Daiello, frisou que a investigação não é sobre a varredura de grampos em parlamentares e sim sobre a obstrução de uma investigação federal. “O que foi investigado é o desvio de finalidade de quatro integrantes da polícia do Senado Federal que teriam utilizado as atribuições do Senado com finalidade ilícita, a obstrução da Operação Lava Jato.”

Durante a operação, além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Congresso Nacional e na casa dos suspeitos em algumas regiões do DF, entre elas, Águas Claras (foto).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?