metropoles.com

DF: Saúde tem verba bloqueada após episódio de descaso na rede pública

Pasta é acusada de descumprir decisão liminar que a obriga a fornecer insumos necessários ao tratamento da diabetes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELIPE MENEZES/METRÓPOLES
Brasília (DF), 09/10/2017 Fachadas – Secretaria de Saúde do Distrito FederalLocal: STN – Asa Norte, BrasíliaFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 09/10/2017 Fachadas – Secretaria de Saúde do Distrito FederalLocal: STN – Asa Norte, BrasíliaFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

A 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu bloquear parte da verba da Secretaria de Saúde (SES-DF) após mais uma situação de descaso presenciada na rede pública.

Desta vez, a pasta é acusada de descumprir decisão liminar que a obriga a fornecer bombas de infusão de insulina e todos os insumos necessários ao tratamento de diabetes dos pacientes.

A decisão, assinada pelo juiz substituto da vara, André Silva Ribeiro, foi expedida em 18 de agosto e determina ainda o bloqueio de R$ 10.258,25 das verbas. O valor seria suficiente para custear o tratamento da mãe da paciente solicitante do processo, pelo período de um ano.

Em trecho da sentença (confira abaixo), André reforça que “entre o direito à vida e a indisponibilidade dos bens públicos, não pode haver qualquer dúvida quanto à inequívoca preponderância do primeiro”.

Saúde tem verba bloqueada by Metropoles on Scribd

“Constata-se, pois, verdadeiro e injustificado descumprimento de ordem judicial, com o que se culmina por relegar a um patamar rasteiro o direito à vida e o direito à saúde, assegurados pela Constituição a todos os brasileiros. Tais direitos são, contudo, inalienáveis, indisponíveis, não transacionáveis e cujo exercício não se sujeita a qualquer outra condição”, ressaltou o magistrado na decisão.

À reportagem, a pasta negou a acusação de desassistência e rebateu as acusações sobre a falta dos insumos para o tratamento. “A paciente é atendida pela Policlínica de Taguatinga e tem acesso a todos os insumos solicitados. Tanto é verdade que consta nos registros da SES a retirada dos insumos em janeiro e em maio deste ano. A Secretaria de Saúde já prestou esclarecimentos em juízo sobre a solicitação da requerente”, disse em nota.

Ela não é a única a sofrer com o abandono do sistema público. Nessa quarta-feira (26/9), o Metrópoles contou o drama de Maria Salete Ferreira de Medeiros, de 76 anos. A idosa sofre de graves doenças vasculares nas pernas e teve, inclusive, membros amputados por causa da enfermidade, há um mês. Mas, desde então, não tem recebido atendimento apropriado, segundo a familiar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?