metropoles.com

DF: encontro de magistrados negros convoca sociedade à discussão

Evento tem programação para dois dias e coloca em pauta, por exemplo, discriminação, tensões entre direito à diferença e direito à igualdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Estátua Justiça
1 de 1 Estátua Justiça - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Brasília será, mais uma vez, palco do Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun). A terceira edição do evento ocorre na quinta (24/10/2019) e na sexta-feira (25/10/2019), no Auditório Pedro Calmon, do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Na programação, há palestras que colocam em pauta discriminação, tensões entre direito à diferença e direito à igualdade, por exemplo.

Segundo a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF), o III Enajun é direcionado para toda a magistratura e sociedade em geral. A expectativa é que 160 pessoas participem.

“Ao contrário de parecer uma ação segregadora, o Enajun é uma oportunidade para refletirmos sobre a magistratura brasileira e sua representatividade, tanto para os juízes negros como para uma sociedade que ainda não encontra no Judiciário a sua projeção racial, tão indispensável para a realização do pluralismo de ideias, fazeres e imagens, fundamento do Estado democrático de direito, do qual evidentemente o Judiciário não está excluído”, assinalou a entidade.

Na edição de 2019, serão celebrados 50 anos da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. Além da Amagis-DF, apoiam o evento a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).

Também apoiam o encontro a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), a Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap), a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN) e a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?