metropoles.com

DF é condenado por demora em parto no hospital de Taguatinga

Após rompimento da bolsa, mãe teve de esperar 18 horas para ser atendida e demora causou sequelas permanentes para o bebê

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasília/Divulgação
HRT
1 de 1 HRT - Foto: Agência Brasília/Divulgação

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por unanimidade, manteve a decisão a favor de uma mãe, que teve de esperar 18 horas para ser atendida no Hospital Regional de Taguatinga. Segundo laudos médicos, a demora no parto causou lesão cerebral ao bebê. Assim, o governo do DF terá de arcar com despesas vitalícias da família.

Conforme os dados da ação de indenização, a mulher deu entrada no HRT antes das 6h da manhã, após rompimento da bolsa. Entretanto, ela teve de esperar até às 20h para ser atendida e submetida a cirurgia cesariana. Devido a demora, o recém-nascido foi diagnosticado como portador de lesão cerebral tipo hemiplegia espástica esquerda.

O governo do DF apresentou defesa na qual alegou não ter ocorrido negligência estatal, pois o parto teria sido realizado no momento oportuno e após tratamento adequado da paciente. Ainda de acordo com a defesa, as sequelas do bebê não seriam resultado do atendimento médico.

Na primeira decisão judicial, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federa havia condenado o Estado a pagar uma pensão vitalícia no valor de um salário mínimo para o bebê a partir dos 18 anos de idade, outra pensão vitalícia de R$ 200 para despesas fisioterápicas, além de duas indenizações de R$ 50 mil, uma para o bebê e outra para a mãe.

Os autores e o DF recorreram, e os desembargadores entenderam que apenas a família tinha razão. Ao final do processo, reformaram a sentença, acrescentando o pagamento vitalício de um salário mínimo para que os pais possam contratar uma pessoa para acompanhar o menor enquanto eles estiverem trabalhando.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?