metropoles.com

Distrital Cristiano Araújo é inocentado da acusação de nepotismo

Em 2015, deputado do PSD empregou Ana Lúcia Melo, ex-esposa de seu tio Artur Nogueira no próprio gabinete

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Posse Dr. Michel no TCDF
1 de 1 Posse Dr. Michel no TCDF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A 3ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal inocentou o deputado distrital Cristiano Araújo (PSD) no processo em que era acusado de improbidade administrativa referente à prática de nepotismo. Em 2015, o parlamentar nomeou Ana Lúcia Pereira de Melo, ex-esposa de seu tio Artur da Cunha Nogueira, para um cargo na Câmara Legislativa.

Ao Metrópoles, Cristiano Araújo diz estar aliviado com a decisão do processo. “Tira um peso das minhas costas. Sabia que não estava cometendo nepotismo. Ela (Ana Lúcia) não era casada com meu tio à época. Depois se casaram e até já se separaram. Obedecemos o regimento interno da Casa, que tem força de lei. Por isso, não houve irregularidade” , defendeu-se o deputado.

Quando assumiu a vaga, em janeiro de 2015, Ana Lúcia assinou declaração na qual afirmava ter parentesco com o responsável pela nomeação. Dessa forma, disse a ex-comissionada ao Metrópoles, a situação não era desconhecida pela Casa.

As denúncias vieram à tona em novembro daquele ano, e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) entrou com representação contra a nomeação da tia para o gabinete do deputado. Dias após a divulgação do caso, ela foi exonerada do cargo.

Enquanto estava lotada na Câmara Legislativa, Ana Lúcia de Melo ganhava salário de R$ 14.136,21. Entre janeiro e dezembro de 2015, segundo cálculos do MPDFT, ela recebeu mais de R$ 117 mil. Em outubro do ano passado, Cristiano Araújo entrou com recurso pedindo o arquivamento da ação, mas o pleito foi negado pela 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). Agora, conseguiu a absolvição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?