metropoles.com

Covid-19: TJDFT estabelece teletrabalho para juízes e servidores

Justiça ainda decretou regime de plantão extraordinário nas unidades judiciárias de primeiro e segundo graus até 30 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) suspendeu, na noite desta sexta-feira (20/03), o trabalho presencial de todos os juízes e servidores do órgão e instituiu, aos magistrados e funcionários públicos, o regime de teletrabalho.

A decisão integra pacote de medidas de proteção adotadas pelo TJDFT para garantir a segurança dos servidores em meio ao risco de contágio pelo novo coronavírus. Apenas os juízes do Núcleo de Audiência de Custódias (NAC) continuarão exercendo suas funções presencialmente.

O TJDFT afirma, no documento, que as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus atuarão em regime de plantão extraordinário.

Serão julgados, então, apenas os seguintes casos: habeas corpus; liminares e antecipações de tutela; comunicações de prisões em flagrante; pedidos de liberdade provisória; mandados de busca, apreensão e de prisões preventivas e temporárias; pedidos de alvarás; pedidos de acolhimento familiar; pedidos de cremação de cadáveres, de exumação e inumação; e autorização de viagens de crianças e adolescentes.

Segundo a nova determinação, caberá à chefia imediata estabelecer os critérios para a realização do teletrabalho e do trabalho presencial excepcional. O decreto obriga os servidores em teletrabalho a ficar no Distrito Federal, pois poderão ser chamados para comparecer ao órgão.

Será exigido que um servidor permaneça para realizar o trabalho presencial, que será escolhido por meio de sistema de rodízio. A portaria ainda exclui da escala presencial todos os magistrados, servidores e colaboradores que configuram o chamado grupo de risco da doença.

Também fica suspensa a realização de audiências no âmbito do primeiro grau de jurisdição, mas mantém-se a competência do Núcleo de Audiência de Custódia apenas para apreciação de prisões em flagrante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?