Carmelita Brasil, segunda mulher a presidir o TRE-DF, é empossada
A desembargadora assumiu o cargo nesta segunda-feira (23/4). Antes dela, somente Maria Thereza de Andrade Braga esteve à frente da Corte
atualizado
Compartilhar notícia
Trinta anos após o fim do mandato de Maria Thereza de Andrade Braga, outra mulher chegou ao mais alto cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Nesta segunda-feira (23/4), a desembargadora Carmelita Brasil assumiu a presidência da Corte, posição que deve ocupar até 2020. Antes, estava no posto o desembargador Romeu Gonzaga Neiva. Ainda tomou posse como vice-presidente e corregedor o desembargador Waldir Leôncio.
Ambos foram indicados pelo Conselho Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias é mineira, natural de Manhumirim. Ela ingressou na Justiça do DF em 1984 e foi promovida a desembargadora em 2002. Carmelita foi vice-presidente do TJDFT entre 2014 e 2016, e, até assumir a presidência do TRE-DF, atuava como vice-presidente.
A desembargadora ainda agradeceu aos colegas do TJDFT a indicação e a votação que a elegeu. “Eu prometo às Vossas Excelências dar o melhor de mim mesmo para cumprir a missão que me foi outorgada”, declarou.
Assim como Carmelita, o vice-presidente e corregedor, Waldir Leôncio, natural de Fortaleza (CE), está na Justiça brasiliense desde 1984. Antes de se tornar juiz, ele foi defensor público. Em 2003, passou a ocupar a função de desembargador. Entre 2014 e 2016, foi segundo-vice-presidente do TJDFT.
Rollemberg
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chegou após a sessão, mas ainda a tempo dos cumprimentos. O chefe do Executivo local disse estar “assistindo ao processo de empoderamento” das mulheres.
“Isso é muito positivo para as instituições. Aqui no Distrito Federal temos à frente da Procuradoria-Geral uma mulher muito talentosa, que é a doutora Paola Aires, e agora também defensora pública-geral pela primeira vez”, frisou.
Sobre Carmelita, não poupou elogios: “A gente fica muito feliz de ver mais uma mulher muito qualificada, experiente e competente assumindo a presidência do TRE”.
Além de Rollemberg, estiveram presentes o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), e os deputados distritais Raimundo Ribeiro (MDB) e Celina Leão (PP).