metropoles.com

Carmelita Brasil é homenageada por 50 anos de serviço público

Mineira de Manhumirim, a desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF foi professora e advogada até ingressar no TJDFT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
10.10.2018 carmelita brasil TRE
1 de 1 10.10.2018 carmelita brasil TRE - Foto: IGO ESTRELA/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

A desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, titular da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Dormitórios (TJDFT) e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF), foi agraciada com a medalha comemorativa pelos 50 Anos de Serviço Público na quarta-feira (10/10), no Gabinete da Presidência do TJDFT.

Mineira, natural de Manhumirim, a desembargadora é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Foi professora de Direito Constitucional na UFJF, de 1973 a 1984, diretora da Escola Superior da Magistratura do DF, onde lecionou Direito Civil, e professora de Direito Civil do Instituto dos Magistrados do DF (Imag-DF).

Antes, atuou como advogada por 13 anos e ingressou no TJDFT como juíza de direito substituta em 1984. Em 1991 foi promovida a Juíza de Direito da 1ª Vara de Família de Brasília, e em 2002, por antiguidade, ao cargo de Desembargadora. Ela ingressou na Justiça do DF em 1984 e foi promovida a desembargadora em 2002. Carmelita foi vice-presidente do TJDFT entre 2014 e 2016, e, até assumir a presidência do TRE-DF, atuava como vice-presidente.

Como desembargadora foi titular da Comissão de Jurisprudência do TJ, em 2008, e da Comissão de Acompanhamento de Estágio Probatório de Juízes de Primeiro Grau, de 2010 a 2012. Ocupou o cargo de 1ª Vice-Presidente do TJDFT no biênio 2014-2016, e o de Vice-Presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no biênio 2016-2018, sendo a atual Presidente da Corte eleitoral local.

Condecorações
A magistrada já foi condecorada com as Medalhas do Mérito Judiciário e Eleitoral do TJDFT e do TRE-DF, respectivamente, com a Comenda da Ordem do Mérito do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e com a Medalha da Ordem do Mérito Brasília, do Governo do Distrito Federal.

Cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, a medalha foi instituída pelo Decreto-Lei 51.061/61 e é concedida ao funcionário que completa meio século de vida atuando em prol do serviço público, sem cometer falta grave.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?