metropoles.com

Auditoria Militar faz audiência em ação contra PM acusado de corrupção

Sessão será nesta quarta (24/1). Coronel Feitosa está preso desde novembro passado, acusado de extorquir empresários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YOUTUBE/REPRODUÇÃO
feitosa1
1 de 1 feitosa1 - Foto: YOUTUBE/REPRODUÇÃO

Será realizada nesta quarta-feira (24/1), às 9h, a primeira audiência de instrução do processo contra o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Francisco Feitosa, preso desde novembro de 2017. Serão ouvidas 11 testemunhas de acusação na Auditoria Militar do DF.

De acordo com o Ministério Público (MP), o coronel participava de um esquema de cobrança de vantagens indevidas em contratos de prestação de serviços de manutenção de viaturas da PM, além de burlar procedimentos licitatórios. Ele era o responsável pelo Departamento de Logística e Finanças da PM. Os fatos foram investigados durante a Operação Mamon.

Na segunda-feira (22), a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, indeferiu liminar em habeas corpus que pedia a liberdade do coronel.

O MP denunciou o PM pelos crimes de concussão, previsto no artigo 305 do Código Penal Militar (exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida), por dez vezes, e de organização criminosa.

No STJ, a defesa alegou que o policial deveria responder ao processo em liberdade, já que a manutenção de sua prisão não teria justificativa. Solicitou, ainda, que fosse decretado segredo de Justiça no processo, ao argumento de que as acusações ferem sua honra e imagem. A Corte, no entanto, não foi convencida.

Preso em 14 de novembro, Feitosa foi exonerado do cargo de chefe do Departamento de Logística e Finanças da PM no mesmo dia, pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?