metropoles.com

Caos na Ordem. Após fechamento de portões, advogados forçam entrada para votar na escolha do presidente da OAB-DF. Veja vídeos

Confusão no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Eleitores invadem salão após acesso ser fechado. Nem deputado conseguiu votar. Além disso, há grande congestionamento no Setor de Clubes, na L4 e no trajeto à Ponte JK. Categoria elege nesta segunda-feira (16/11) o novo presidente da OAB-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
João Gabriel Amador/Metropoles
5a97ed2c-2da0-427c-b484-f71f8f5bccf4
1 de 1 5a97ed2c-2da0-427c-b484-f71f8f5bccf4 - Foto: João Gabriel Amador/Metropoles

A votação para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF (OAB-DF), é marcada pela confusão. Além do grande congestionamento que complicou o trânsito na L4 Sul, no Setor de Clubes Sul e nas imediações do acesso à Ponte JK, advogados que ficaram de fora do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) — no Setor de Clubes, onde é feita a votação — acabam de forçar a entrada no prédio (veja vídeos abaixo).

A previsão inicial era de que a categoria pudesse votar até as 18h, com resultado apurado em seguida. No entanto, os rumos do pleito estão incertos.

 

Às 17h07, as portas do local de votação foram fechadas. Segundo o presidente da comissão eleitoral, José Perdiz de Jesus, as pessoas que estavam no salão poderiam votar. Agora, a situação está indefinida devido à invasão.

Nem mesmo o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) conseguiu chegar a tempo. “Saí da Câmara Legislativa às 15h30, mas, por causa do trânsito, só cheguei às 17h30. Acho que não planejaram bem o local da votação e faltou bom senso ao não prorrogarem a entrada, uma vez que, desde a manhã, já sabiam das complicações no trânsito.”

João Gabriel Amador/Metrópoles
Distrital Raimundo Ribeiro não conseguiu votar *João Gabriel Amador/Metrópoles**

O deputado colocou o nome na lista que os advogados fizeram dos que querem ser isentos de pagar a multa de R$ 120 por não conseguir votar. “Não é nem pela multa, mas para me solidarizar com quem quis votar e não conseguiu. Esperamos que tenham o bom senso de isentar essas pessoas.”

A advogada Stella Câmara, 29 anos, uma das que não conseguiu chegar a tempo, também culpou o trânsito pelo atraso. “Está congestionado desde o Pier 21. Tive de deixar o carro e andar 10 minutos para chegar”, afirma a moça, que entrou na fila às 17h05.

Os três candidatos que concorrem ao comando da OAB-DF votaram na manhã desta segunda-feira (16/11). Paulo Roberto Roque (Ordem Independente), Délio Lins (Pró-advogado) e Juliano Costa (Somos mais Ordem) se mostraram confiantes e aproveitam o dia da eleição para conquistar votos importantes.

 

O local é o principal ponto de votação. Por isso a movimentação é intensa desde as 9h, quando as urnas foram abertas. Há congestionamento no acesso, embora a organização garanta a existência de um estacionamento para 4 mil vagas. Os eleitores demoram até duas horas para votar. Mais nove pontos de votação foram instalados em outros pontos da cidade (veja a lista abaixo).

As dificuldades de acesso foram alvo de um protesto do candidato Paulo Roque:  “Essa estrutura milionária e o trânsito seriam evitados se a eleição fosse feita de forma segura pela internet”. Juliano Costa preferiu enaltecer a participação dos advogados. “O grande número de eleitores reflete em uma maior representatividade da classe na ordem”, justificou antes de votar.

Délio Lins, por sua vez, estava satisfeito com o processo. “É um exemplo de democracia. E o mais importante é que o eleito possa unir os advogados e apresentar um bom trabalho .”

Confira na galeria os três candidatos após a votação:

3 imagens
Juliano Costa
Délio Lins
1 de 3

Paulo Roque

2 de 3

Juliano Costa

3 de 3

Délio Lins

Até a última hora
Pelas regras do processo eleitoral, os candidatos não podem fazer campanha dentro da zona de votação e nem nas proximidades da urna. Para controlar isso, há um fiscal em cada sessão eleitoral. Mas os três aspirantes ao cargo de presidente da OAB-DF disputam também espaço no hall de entrada e abordam os eleitores. São distribuídos folhetos, adesivos e bottons dos candidatos.

dcd03222-1a8c-4f4a-b179-06a7741bea46
Hall do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)*João Gabriel Amador/Metrópoles**

 

Entre os eleitores, a expectativa é positiva. Pedro Rodrigues, de 24 anos, votou pela primeira vez e considerou que a decisão afeta consideravelmente os rumos da categoria. “Acredito que uma boa gestão possa integrar mais os profissionais e levar a uma maior credibilidade da classe perante a população”, disse.

O congestionamento não incomodou a advogada Débora Cristina Rigailo. Para ela, a eleição deste ano está mais organizada. “Foi muito fácil encontrar o local e rapidamente pude votar”. Ela ainda ressaltou a importância da votação: “As propostas são bem diferentes, portanto a escolha deve ser bem feita. Além de ser um exercício da cidadania.”

Veja os pontos de votação:

  • Zona Eleitoral Sede OAB/DF – Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília (DF) – pista de acesso a Ponte JK
  • Subseção de Taguatinga – QI 10, lote 54, Setor de Indústria, Taguatinga Norte
  • Subseção do Gama – Quadra 1, Conjunto B, Casa 320, Setor Norte
  • Subseção de Sobradinho – Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro, Quadra Central Lotes 2/7 – Área Especial – Bloco F
  • Subseção de Ceilândia – CNM 1, Bloco G, Salas 301 a 304, Edifício Ceilândia Center
  • Subseção de Samambaia – Fórum Des. Raimundo Macedo, na QR 302, Conjunto 1, Sala 110
  • Subseção de Planaltina – Avenida São Paulo, Quadra 18, Lote 16, Sala 04
  • Subseção de Brazlândia – Fórum Des. Márcio Ribeiro, na área Especial NR 4, Rua 10, Lote 4, Setor Tradicional
  • Subseção do Núcleo Bandeirante – Fórum Des. Hugo Auler, na Avenida Contorno, Área Especial 13, Lote 14
  • Subseção do Paranoá – Fórum Des. Mauro Renan Bittencourt, na Área Especial 02, Quadra 03

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?