metropoles.com

Acusada de desviar salário de assessora, deputada Erika Kokay vira ré

Justiça aceita denúncia de peculato contra a parlamentar do PT do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Erika-Kokay1
1 de 1 Erika-Kokay1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acatou a denúncia por peculato contra a deputada federal Erika Kokay (PT) e o ex-chefe de gabinete da parlamentar Alair José Martins Vargas.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o caso teria ocorrido entre dezembro de 2006 e outubro de 2007. O processo envolve uma ex-servidora, Vânia Gomes.

Em depoimento, Vânia afirmou que o chefe de gabinete da deputada, na época quando Erika ainda era distrital, a convidou para ocupar nova função, com acréscimo salarial. A ressalva era que Vânia deveria “devolver” parte do salário que excedesse o recebido.

À época, a quebra do sigilo bancário teria confirmado repasses de ao menos R$ 13 mil da assessora para a conta de Erika Kokay.

O processo corria no Supremo Tribunal Federal (STF), que em maio de 2018 remeteu o caso para a primeira instância, logo após a restrição do foro privilegiado. A denúncia foi rejeitada pela 7ª Vara Criminal. Mas, após contestação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a 1ª Turma Criminal do TJDFT deu provimento ao recurso.

Outro lado
Por meio de nota, a deputada afirmou que a acusação é infundada. “Não tenho dúvida de que será uma oportunidade ímpar de provar definitivamente a minha inocência”, disse.

A petista ressaltou ainda que “as contribuições da ex-servidora a que se refere a denúncia eram destinadas ao partido, as quais foram devidamente reconhecidas e comprovadas por meio de recibos”.

“O Estatuto do PT determina que o parlamentar é responsável pelo recolhimento das contribuições partidárias de todos os filiados de seu gabinete.”

Erika Kokay frisou que “o MP e o Judiciário só tomaram conhecimento dessa acusação após eu encaminhar à Polícia Civil, em 2010, uma denúncia de tentativa de extorsão”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?