metropoles.com

Justiça determina internação em UTI de brigadista que pediu socorro

Segundo sentença, Secretaria de Saúde deve garantir tratamento, em leito público ou privado, para Fabio Batista, internado com Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Homem com máscara de oxigênio
1 de 1 Homem com máscara de oxigênio - Foto: null

A juíza Gisele Nepomuceno Charnaux Sertã, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), determinou a internação, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), do brigadista Fabio Gomes Batista, de 38 anos. A decisão é da tarde deste domingo (14/3).

Conforme a coluna Grande Angular noticiou, Batista está internado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), em estado crítico. Segundo parentes, ele está com Covid-19 e com pneumonia.

A magistrada deu prazo de até cinco dias para que a Secretaria de Saúde consiga um leito de terapia intensiva para Batista.

Sem leitos disponíveis, pacientes enfrentam a espera para internação. Na noite deste domingo, a fila no Distrito Federal estava em 311 pacientes, segundo a Secretaria de Saúde.

Após postar um vídeo dramático, Fabio Batista conseguiu amparo judicial.

Veja:

Decisão judicial

“A enfermidade de que sucumbe o autor encontra-se plenamente comprovada na petição inicial, restando patente a caracterização de dano de difícil reparação, fazendo-se a internação intentada o meio capaz de salvaguardar a saúde do postulante”, afirmou a magistrada.

Segundo a decisão, caso não seja possível a internação na rede pública, a Secretaria de Saúde deve providenciar um leito em um hospital particular. O deputado distrital Chico Vigilante (PT) prestou suporte para a família neste caso.

“Nós estamos recorrendo  à última instância possível para salvar uma vida, que é o Poder Judiciário”, afirmou o parlamentar. O distrital entrou com ações semelhantes nos últimos dias para ajudar a internação de outros pacientes em UTIs.

“Dada a situação de caos da rede pública, as ações estão surtindo efeito. Quase todas estão sendo executadas. É lamentável termos chegado a esse ponto. É muito triste”, lamentou o deputado.

Segundo o advogado Eduardo Octávio Teixeira Álvares, autor da ação, na prática, a sentença impõe ao Governo do Distrito Federal (GDF) a criação de mais leitos de UTI, uma vez que a rede privada também está superlotada. “Ou o GDF cria leitos, ou as pessoas vão morrer ainda mais”, alertou.

Horas de aflição

Segundo o irmão de Fabio, Jonathan Ribeiro Batista, 27 anos, auxiliar administrativo, a família vive horas de aflição. “O quadro dele ainda é grave e pode mudar a qualquer momento. Essa decisão é mais uma esperança. Na UTI, ele terá mais chances”, disse.

Fabio é casado pela segunda vez e tem dois filhos do primeiro casamento.

Outra batalha pela vida

O advogado Felipe Oliveira da Silva Modtkowski, 35 anos, também enfrenta a fila de espera de um leito de UTI. Infectado pela Covid-19, está internado em estado grave no HRC.

Segunda a família, o risco de morte é iminente. O novo coronavírus atingiu 75% do pulmão de Felipe. Junto com a Defensoria Pública do DF, familiares entraram na Justiça em busca de leito para Felipe ter chance de sobreviver.

Neste domingo, o juiz Gabriel Moreira Carvalho Coura determinou a internação do advogado em uma UTI. Felipe tem um filho de 2 anos. E luta para revê-lo.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde afirmou que Fabio está na fila para UTI, mas, no momento, não há leito disponível nem equipamentos necessários ao paciente. Até lá, segue sendo assistido no HRC. A pasta apura a situação de Felipe e promete resposta tão logo seja possível.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?