metropoles.com

Justiça derruba liminar e CLDF poderá voltar a ter trabalho presencial

Desembargador Romeu Gonzaga Neiva entendeu que a CLDF “possui autonomia e independência, amparada na sua própria estrutura administrativa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça do Distrito Federal acatou recurso da Câmara Legislativa (CLDF) e autorizou que a Casa retome os trabalhos presenciais. A decisão é do desembargador Romeu Gonzaga Neiva e reforma a sentença da 8ª Vara de Fazenda Pública do DF, que, na última quarta-feira (3/2), determinou que servidores, terceirizados, deputados e todos que integram a estrutura do parlamento local retornassem ao home office.

O desembargador entendeu que a “Câmara Legislativa possui autonomia e independência, amparada na sua própria estrutura administrativa, mais precisamente na área técnica de saúde, para embasar as decisões tomadas pelo Poder Legislativo na edição de seus atos normativos”. Assim, o magistrado concordou com os argumentos da CLDF e todos os trabalhadores podem retomar as funções presenciais já nesta terça-feira (8/2).

No pedido de suspensão da liminar, protocolado na sexta-feira (4/2), a CLDF afirmou que a decisão invadia competência política e administrativa exclusiva do Poder Legislativo local para tratar de políticas internas. Além disso, destacou que a liminar “não estava embasada em estudos técnicos robustos”.

Segundo o procurador-geral da Câmara, José Wilson, a decisão que deferiu a tutela de urgência representava “intromissão indevida na esfera política e administrativa da CLDF”.

“A decisão reformada significava intervenção judicial, a qual viola o funcionamento harmônico dos poderes, em sua esfera política e representativa, e impede o justo e devido exercício das funções de direção da Casa”, disse.

Gabinetes mantêm trabalho presencial na CLDF mesmo após ordem judicial

Comunicados

No fim da tarde desta segunda-feira (7/2), antes da decisão do TJDFT autorizando a volta ao trabalho presencial, a CLDF emitiu novo comunicado aos servidores reforçando a necessidade de cumprir a medida judicial que determinou a adoção do modelo híbrido de trabalho. O Metrópoles mostrou que vários gabinetes mantiveram o trabalho presencial apesar da liminar que decidiu o contrário.

“As chefias imediatas devem permitir o teletrabalho aos servidores, de forma a reduzir o quantitativo de pessoal nas unidades, garantindo-se o distanciamento social e protegendo os servidores dos grupos de risco”, esclarece o secretário-geral da presidência da CLDF, Marlon Cambraia, que assina o documento.

3 imagens
Deputado distrital Jorge Vianna (PSD)
Mesa diretora da CLDF espera que TJDFT mude decisão liminar que determina trabalho híbrido
1 de 3

Justiça determinou modelo híbrido de trabalho na CLDF

Igo Estrela/Especial para Metrópoles
2 de 3

Deputado distrital Jorge Vianna (PSD)

Hugo Barreto/Metrópole
3 de 3

Mesa diretora da CLDF espera que TJDFT mude decisão liminar que determina trabalho híbrido

Casos de Covid-19 na CLDF

Entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro, 61 servidores da CLDF testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. Desde o início de 2022, foram 153 casos confirmados da Covid-19 entre servidores do legislativo, o que quer dizer que 40% dos testes positivos do ano aconteceram apenas na semana passada.

Covid: Justiça determina que CLDF suspenda trabalho presencial

O primeiro caso conhecido entre as pessoas que trabalham na CLDF foi de um parlamentar, o deputado Jorge Vianna (Podemos). Já na sessão de abertura do legislativo em 2022, ele deixou o plenário alegando que estava febril.

O diagnostico que confirmou a doença do parlamentar saiu no dia seguinte, em 2 de janeiro. Em seguida, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical) pediu à Justiça a suspensão imediata das atividades presenciais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?