Justiça condena 2 por plano de atentado a bomba no aeroporto de Brasília
O TJDFT condenou Alan Diego dos Santos e George Washington de Oliveira Sousa. Somadas, as penas ultrapassam os 14 anos de reclusão
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou dois acusados de planejarem a tentativa de explosão de um caminhão-tanque perto do Aeroporto de Brasília em dezembro 2022. Somadas, as penas de Alan Diego dos Santos, 32 anos, e de
, 54, ultrapassam os 14 anos de reclusão.
De acordo com a decisão, proferida nesta quinta-feira (11/5), Alan foi condenado a 5 anos e 4 meses, em regime inicial fechado. Já George terá que cumprir 9 anos e 4 meses de reclusão, também em regime fechado.
O juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal de Brasília, entendeu que os acusados apresentam “periculosidade concreta”.
“Os acusados se defenderam presos. Não há fato novo que justifique a revogação do decreto prisional. As circunstâncias dos fatos indicam periculosidade concreta, presente, ainda, a necessidade de preservar a ordem pública, mantenho a prisão preventiva de ambos os acusados”, escreveu.
O blogueiro e jornalista Wellington Macedo de Souza também é réu devido ao ocorrido, porém, o processo dele foi desmembrado do de George e Alan. Por isso, ainda não há sentença.
Relembre o caso
Na véspera do Natal de 2022, equipes da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PCDF), se mobilizaram em área próxima ao Aeroporto de Brasília para desarmar uma bomba com potencial de provocar sérios danos à região ou “uma tragédia”, como definiu o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, à época.
A bomba estava acoplada a um caminhão-tanque e só não foi acionada por um erro técnico. A polícia identificou e prendeu o suspeito de tentar explodir o artefato no mesmo dia. O empresário que planejava atentado em Brasília foi identificado como George Washington Oliveira Sousa e tem 54 anos. Logo em seguida, os outros dois nomes foram apontados.