metropoles.com

Justiça autoriza paciente do DF a plantar maconha para tratamento de saúde

Decisão da Justiça concedeu o direito de importar sementes, sem sofrer retaliações, e cultivar maconha em casa para fins medicinais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Trood/ Getty Images
Recipiente com líquido transparente em cima de uma mesa - Metrópoles
1 de 1 Recipiente com líquido transparente em cima de uma mesa - Metrópoles - Foto: David Trood/ Getty Images

A Justiça Federal concedeu autorização a um paciente do Distrito Federal para importar sementes e cultivar a Cannabis sativa, a maconha, em casa para fins medicinais.

O paciente sofre de ansiedade e insônia, o que lhe causava problemas como falta de memória, concentração e crises de pânico. Ele afirmou que o tratamento feito à base do óleo de canabidiol, extraído da Cannabis, apresentou resultados melhores comparado aos métodos tradicionais.

Na decisão, a Justiça determinou que autoridades se abstenham de promover qualquer ato contra a liberdade do paciente, bem como apreender materiais e insumos destinados ao tratamento de saúde. O homem também poderá importar 60 sementes por ano.

O juiz Antonio Claudio Macedo da Silva, titular da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, destacou que a saúde é um direito fundamental do cidadão e que, quando o estado não consegue disponibilizar medicamentos de alto custo — como é o caso do óleo de canabidiol —, tem o “dever de não impedir que meios alternativos possam ser utilizados pela população”.

“A evidente dificuldade de importar tais medicamentos e o alto custo dos fármacos postos à venda no mercado apresentam-se como efetivos embaraços ao tratamento de saúde do paciente, que se vê submetido a um alto custo de tratamento médico”, pontuou.

O magistrado também ressaltou que o paciente tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o produto, assim como habilidades de cultivo, manuseio e extração da Cannabis para fins medicinais.

“Seja a Justiça esse passarinho espanhol cantado por Chico Buarque, anunciando novos tempos de Justiça Social, porque lei penal tem e sempre terá seus limites, e bom é ter remédio, orçamento para a saúde, e, sobretudo, saúde!”, diz a decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?