metropoles.com

Juiz nega pedido de interdição provisória do Zoológico de Brasília

Ação foi proposta por ativistas após morte de elefante em fevereiro. Desde então, houve outros dois óbitos: de uma girafa e um ádax

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Elefanta Belinha é acompanhada por equipe do zoo 24 horas por dia
1 de 1 Elefanta Belinha é acompanhada por equipe do zoo 24 horas por dia - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal negou, nesta segunda-feira (9/4), liminar que pedia a interdição provisória do Jardim Zoológico de Brasília.

A ação foi pedida em fevereiro, por meio de ação popular protocolada por ativistas que atuam em prol dos direitos animais. A Justiça foi acionada após a morte do elefante Babu com suspeita de envenenamento.

A decisão do magistrado foi proferida na audiência de conciliação realizada com a participação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), da autora da ação – a ativista Carolina Albuquerque –, representantes do zoológico e médicos veterinários indicados pelo Conselho Federal de Veterinária (CFV).

Durante a sessão, a autora requereu aditamento da causa de pedir, alegando ter havido outras mortes suspeitas de animais depois da propositura da ação popular: a morte da girafa Yvelise e da ádax Gaia. O Jardim Zoológico se comprometeu a se pronunciar sobre os óbitos após a regularização do pedido.

Após ouvir todos os presentes, o juiz decidiu: “Sobre o pedido de liminar, que era um dos objetos do presente ato, entendo que é necessário colher maiores elementos de convicção que permitam concluir pela eventual negligência ou má gestão do zoológico sobre as mortes dos animais”.

Ainda segundo o magistrado, até que se tenha alguma evidência conclusiva de tais correlações, impõe-se ao Judiciário respeitar o funcionamento regular da instituição pública. Por essas razões, em que pese louvar a preocupação e o zelo da parte autora, indefiro, pelo momento, o pedido de interdição provisória do zoológico”. (Com informações do TJDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?