Juiz do DF viraliza no TikTok após gravar tentativa de estelionato
Jaylton Lopes aproveitou a gravação para divulgar seu curso na área de processo civil. O vídeo já tem quase 2 milhões de visualizações
atualizado
Compartilhar notícia
O vídeo de um juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) viralizou no TikTok após ele registrar o momento em que uma mulher tentou lhe aplicar um golpe de estelionato, por meio de ligação telefônica. O caso ocorreu na última quinta-feira (22/9) e o magistrado chamou a atenção por tirar proveito da situação para divulgar o curso o qual promove, sobre processo civil.
Na gravação, que já reúne quase 2 milhões de visualizações no aplicativo, a golpista, identificada como Márcia, diz ser funcionária da central de segurança do Banco do Brasil e afirma que uma tentativa suspeita de operação eletrônica, no valor de R$ 10 mil, foi detectada no cartão de crédito do juiz.
Veja a gravação:
O magistrado Jaylton Lopes, autor da gravação, aparece no vídeo falando que não tem conhecimento de tal transferência bancária e questiona como deve proceder, mesmo sabendo que se trata de um golpe.
A suposta funcionária do banco explica, então, que o juiz deve clicar em um link que enviaria para ele e preencher os campos com as informações referentes ao cartão de crédito dele. Os dados, segundo a golpista, seriam para bloquear o cartão atual e solicitar o envio de um novo.
Jaylton, que também é professor, aproveitou a gravação do golpe para divulgar o seu curso de prática em processo civil e tirar sarro da situação. No vídeo, ele questiona a suposta operadora de telemarketing, identificada como Márcia, se o novo cartão chegará até 11 de outubro, data em que terá início as aulas.
“Vou ministrar um curso gratuito e on-line. É espetacular. Mas preciso do cartão para pagar uma pizza e um guaraná para a equipe que me acompanha. Até vou te mandar o link para você participar do curso também”, disse o magistrado para a golpista.
Em determinado momento, a vítima continua a brincadeira com a mulher e chega a supor para ela o que aconteceria se aquela ação se tratasse de um golpe de estelionato. “Se a senhora fosse uma golpista, eu sei que a senhora não é, mas se a senhora fosse, e eu caísse no golpe, eu tinha que entrar com uma ação e, pra entrar com uma ação judicial, preciso dominar o processo civil”, comenta na gravação.
Com um tom bastante bem-humorado, ele finaliza a ligação de voz questionando aos espectadores do vídeo se ele deve ou não clicar no link enviado pela golpista. Ao Metrópoles, o juiz contou que a iniciativa partiu da ideia de alertar para o golpe e, de quebra, divulgar o seu curso pelo Instagram @prof.jayltonlopes e no TikTok.
“No dia anterior ao vídeo, eu tinha passado por uma situação similar de tentativa de golpe. Na ocasião, comentei com a minha esposa que, se acontecesse de novo, eu gravaria um vídeo. Dito e feito. Como utilizo muito as redes sociais, gosto do ensino voltado para a prática. Compartilho casos reais para levar o conhecimento e, ao mesmo tempo, alertar acerca de situações que vivo no dia-a-dia”, explicou Jaylton.
Apesar do tom de brincadeira, Jaylton alerta que qualquer pessoa está suscetível a cair em um golpe como esse, até mesmo um juiz. “Eu até brinquei na legenda do vídeo que tentaram enganar um juiz. Como lido com muitos processos envolvendo golpes, é difícil eu cair”, disse.
“Meu intuito era que o público se identificasse comigo e, também, tomasse conhecimento do meu curso. Não imaginava que repercutiria dessa forma. Passei de 400 seguidores para 19 mil, em menos de uma semana no TikTok”, comentou o juiz.
@prof.jayltonlopeshttps://direitoprocessualaplicado.com.br/intensivo-processo-civil?utm_campaign=2022-10-EPPC&utm_source=Instagram&utm_medium=bio&utm_content=personalprofile&utm_term=newclass♬ som original – prof.jayltonlopes
Nos comentários do vídeo, muitos seguidores elogiaram o marketing criativo do juiz. “Rapaz além de entender de direito, ele entende de marketing”, disse um usuário. “Se essa ligação foi de verdade, eu não sei, mas que foi um marketing muito bom, foi, viu”, comentou outro seguidor.