Jovem musicista do Itapoã precisa de ajuda para não perder bolsa de estudos na França
Elissandra Conceição, 23 anos, ganhou bolsa para cursar música no exterior, mas não tem dinheiro para se manter no país europeu
atualizado
Compartilhar notícia
“Eu sinto que a música faz parte da minha vida: nos momentos difíceis, é a única forma de fugir do mundo. É algo que abriu muitas portas na minha vida”. A declaração é da estudante Elissandra Conceição de Souza. Aos 23 anos, ela recebeu uma rara oportunidade: bolsa para estudar música em uma respeitada instituição da França. No entanto, Elissandra precisa conseguir o dinheiro para tirar o visto e também para se manter durante a viagem. Para ser aceita no país europeu, a jovem precisa comprovar R$ 50 mil reais na conta para a Embaixada da França até o início de setembro e pede ajuda através de vaquinha online.
Ver essa foto no Instagram
A paixão pela música é sentimento antigo. Aos 12 anos, Elissandra ingressou na música clássica através do projeto social “Música e Cidadania”, na cidade do Paranoá. Moradora do Itapõa, ela considera que jamais teria tido a oportunidade de estudar a área se não fosse pelo projeto extinto durante a pandemia por falta de patrocínio.
“Onde eu moro não teria a oportunidade de aprender assim. As pessoas pensam que música clássica é para ricos, e eu quero mudar essa realidade. A gente de outras classes e bairros também pode aprender. Todo mundo pode ter oportunidade e, quando eu voltar, quero levar isso para as escolas”, defende ela.
Em 2017, Elissandra ingressou no curso de bacharelado em contrabaixo acústico da Universidade de Brasília (UnB). Seu professor, que nela viu potencial, lhe presenteou com um contrabaixo- especialidade dela.
Em 2019, participou de um festival de música erudita, onde foi premiada com uma carta-convite para estudar no Conservatório de Rouen, na França.
Ver essa foto no Instagram
A viagem não deu certo devido à pandemia de Covid-19. Em julho deste ano, porém, a jovem passou novamente pelo processo e foi aprovada outra vez.
“ O meu sonho é adquirir conhecimento lá e passar tudo o que aprendi para as escolas e projetos daqui”, conta Elissandra. “Desta vez, não posso perder a oportunidade”.
Quem desejar ajudar pode contribuir no link da vaquinha online ou no PIX 61994664421.