metropoles.com

Jovem do DF faz vaquinha virtual para custear tratamento contra câncer

Letícia Vasconcelos tem 18 anos e foi diagnosticada com um tumor no músculo liso diferenciado, que compromete tecidos conjuntivos de órgãos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Reprodução2
1 de 1 Reprodução2 - Foto: Instagram/Reprodução

É em uma vaquinha virtual que a estudante Letícia Vasconcelos, de 18 anos, deposita as esperanças na possível cura de sua doença. Em janeiro deste ano, ela foi diagnosticada com câncer a partir de um tumor no músculo liso diferenciado – que reveste paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga e artérias. A condição é extremamente rara e compromete os tecidos conjuntivos de diversos órgãos.

No caso de Letícia, a doença já progrediu para a fase de metástase – quando células cancerosas se espalham pelo organismo. O tumor já atingiu a região peritoneal e alguns órgãos, como fígado, baço e pulmões.

Segundo a estudante, que parou de frequentar as aulas do 2º ano do ensino médio para fazer o tratamento do câncer, apenas dois hospitais em todo mundo têm registros de casos semelhantes, ambos nos Estados Unidos: na Universidade do Texas, o MD Anderson; e em Nova York, o Memorial Sloan Kettering Center.

A estimativa é de que os gastos ultrapassem os R$ 500 mil. Cerca de R$ 75 mil já foram arrecadados em pouco mais de dois meses, correspondendo a 15% do valor necessário.

Hoje, a jovem diz estar “esperançosa e muito feliz”, mas faz um apelo: “Peço que as pessoas continuem me ajudando, pois quero continuar vivendo”.

De acordo com Letícia, o tratamento clínico feito aqui é quimioterápico, com intervalos de 28 dias. As sessões são realizadas e acompanhadas de perto por oncologistas do Hospital Sírio-Libanês da Asa Sul.

Apoio nas redes
Em um perfil no Instagram, a jovem recebe diariamente mensagens de apoio e carinho. O engajamento na rede tem rendido frutos. As doações aumentaram, e o número de seguidores também. Atualmente, mais de 6 mil pessoas a acompanham de perto. “Eu nem consegui responder tudo ainda”, diz.

Na conta de Letícia, uma das publicações de maior comoção é de seu aniversário, no dia 15 de fevereiro. No vídeo postado (veja abaixo), deitada na maca e cercada por médicos, familiares e enfermeiros, a jovem comemora mais um ano de vida e se emociona. “Deus está cuidando de mim e fazendo o melhor! Obrigada a todos que estão comigo nessa jornada contra o câncer”.

Na postagem, ela relembra os difíceis dias nos quais fez hemodiálise, em 2015, quando foi diagnosticada com insuficiência renal e teve que passar por transplante de rim.

Planos futuros
Assim que conseguir o dinheiro e realizar o tratamento, Letícia pretende retomar os estudos de imediato. Sua prioridade é concluir o ensino médio para depois cursar psicologia. “Nem que precise estudar em casa ou fazer um supletivo”, afirma Letícia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?