metropoles.com

Jovem de 15 anos espera por cirurgia há 5 meses no DF: “Vive com dor”

No final do ano passado, Iago Kauan Pereira rompeu vários ligamentos no joelho e já precisou ser internado duas vezes por conta da lesão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Iago
1 de 1 Iago - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A espera do adolescente Iago Kauan Pereira Liocádio, 15 anos, por uma cirurgia na rede pública de saúde do Distrito Federal já completa cinco meses. O rapaz rompeu alguns ligamentos do joelho, em outubro do ano passado, e, desde então, segue sem previsão para conseguir realizar o procedimento.

A saga de Iago para conseguir atendimento médico teve início após ele sofrer duas quedas em casa e fraturar o membro inferior, o que acabou agravando a lesão.

Por conta do acidente, o adolescente teve inchaço em uma das pernas e precisou ficar internado por seis dias no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Para aliviar a inflamação, retiraram líquido do joelho dele, mas ele voltou a sentir fortes dores no local.

“Os médicos chegaram a falar que ele precisaria passar por cirurgia, mas logo descartaram a necessidade do procedimento e receitaram que o joelho dele fosse engessado por 20 dias. Depois desse período, voltamos ao profissional, no início deste ano, que indicou apenas o uso de joelheira, pois afirmou que apenas esse equipamento resolveria o problema”, conta Sandra Pereira Rodrigues, mãe de Iago.

Porém, as fortes dores continuaram e o inchaço no joelho lesionado piorou. No início de fevereiro, a família de Iago levou o adolescente para o HRT, onde confirmaram novamente a necessidade de cirurgia.

No final do mês, ele realizou um ressonância magnética que constatou a gravidade da lesão no joelho dele. “Levamos o resultado do exame para o médico avaliar dia 1º de março. Ele disse que ia solicitar que a cirurgia fosse realizada com urgência, mas não poderia nos garantir uma data”, relata a mãe.

 

De acordo com a família, a longa espera tem prejudicado o estado de saúde dele, uma vez que as dores no membro estão cada vez piores. “Enquanto não pode operar meu filho, o médio deu a ele um atestado de 60 dias para se ausentar das aulas de educação física, visto que ele não consegue ficar em pé por muito tempo”, disse Sandra.

Durante o dia a dia, para conseguir frequentar a escola, Iago utiliza uma joelheira que possibilita firmar o joelho. Porém, na última semana, ele sofreu uma queda da cama em que dormia e a lesão no joelho se agravou.

“Meu filho vive com dor o tempo todo. Ele está vivendo à base de analgésico para suportar, pois sempre está reclamando de fortes dores”, lamenta a mãe.

Além da cirurgia, a família também luta para conseguir acompanhamento com um fisioterapeuta pela rede pública do DF, mas sem sucesso. “A gente tem sentindo muito descaso com o quadro do meu filho, já não sabemos mais o que fazer”, desabafa.

O que diz a Secretaria de Saúde

Nessa quarta-feira (22/3), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que o paciente está “regulado para procedimento de reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (cruzado anterior), com classificação amarela”.

A pasta acrescentou que as cirurgias são reguladas e priorizam casos de acordo com a classificação de risco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?