José Flávio Sombra Saraiva, professor da UnB, morre aos 64 anos
José Flávio Sombra Saraiva morreu, aos 64 anos, nesse sábado (18/5). O professor atuava no Instituto de Relações Internacionais da UnB
atualizado
Compartilhar notícia
O professor José Flávio Sombra Saraiva morreu, aos 64 anos, nesse sábado (18/5). O acadêmico foi um dos fundadores do Instituto de Relações Internacionais (IREL) na Universidade de Brasília, onde lecionou por mais de 30 anos.
A morte do professor ocorreu devido a complicações causadas pelo Alzheimer. Por conta da doença, Saraiva retornou a sua cidade natal, Limoeiro do Norte, Ceará. O sepultamento vai ocorrer às 16h deste domingo (19/5) no Cemitério Vale da Paz, localizado no município cearense.
Gilson Saraiva, irmão do professor, lamentou o falecimento. “Flávio! Vá em paz. A gente reconhece o cara bacana que você foi. Obrigado, meu irmão. Somos orgulhosos e felizes por ter vivido ao seu lado.”
Saraiva tinha graduação em Relações Internacionais pela UnB (1981), mestrado em História pelo El Colegio de México (1985), doutorado na The University of Birmingham (1991) e estudos pós-doutorais em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford, Inglaterra (1998). Além de professor titular da Universidade de Brasília, foi pesquisador 1 do CNPq e líder de grupo de pesquisa na área de História das Relações Internacionais Contemporâneas.
“A vida perdeu graça, o mundo empobreceu. As boas sementes que ele aqui deixou nos consolam. Compartilhamos a dor dos familiares e demais amigos, com a esperança de diminui-la”, indicou o IREL em nota de pesar.