metropoles.com

Jornalista do DF, Edson Luiz, o Edinho, morre aos 60 anos

O jornalista estava internado no Hospital Santa Luzia, há um mês, com problemas no fígado e nos rins. Também testou positivo para a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
o jornalista Edson Luiz, conhecido pelos amigos como Edinho
1 de 1 o jornalista Edson Luiz, conhecido pelos amigos como Edinho - Foto: Arquivo pessoal

Morreu, nesta quinta-feira (8/10), o jornalista Edson Luiz, 60 anos, carinhosamente tratado pelos amigos e familiares como Edinho.

O jornalista estava internado no Hospital Santa Luzia, há cerca de um mês, com problemas no fígado e nos rins. Na unidade de saúde, Edinho testou positivo para a Covid-19, o que agravou seu quadro de saúde.

Nessa quarta-feira (7/10), ele sofreu um infarto e, com o colapso de órgãos vitais, o jornalista não resistiu. Ele deixou uma filha.

7 imagens
Trabalhou em diversas redações, como Estadão, Globo e Correio Braziliense
Amigos prestaram homenagens
"Grande jornalista"
Edinho em ação
Ele faleceu nesta quinta-feira
1 de 7

Edinho tinha 60 anos

Arquivo pessoal
2 de 7

Trabalhou em diversas redações, como Estadão, Globo e Correio Braziliense

Arquivo pessoal
3 de 7

Amigos prestaram homenagens

4 de 7

"Grande jornalista"

5 de 7

Edinho em ação

Arquivo pessoal
6 de 7

Ele faleceu nesta quinta-feira

Arquivo pessoal
7 de 7

Edson Luiz

Arquivo pessoal

No Distrito Federal, o profissional atuou em redações como O Estadão, O Globo e Correio Braziliense, entre outros veículos, em coberturas memoráveis, há mais de 30 anos.

A única filha do jornalista, a publicitária Diana Tavares, 31, disse que o corpo do pai será velado às 12h, na Capela 1 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, nesta sexta-feira (9/10). O cortejo sai às 14h, e o sepultamento será às 14h30.

“Ele teve complicações infecciosas. A Covid-19 estava tratada. Foi um mês de muita luta, e eu pude cuidar dele. Estou arrasada. Ele é muito importante para mim. Tenho orgulho de ser filha do Edinho. Ele era uma pessoa muito admirada por todos e um pai que sempre me incentivou e me ensinou a ser uma pessoa do bem”, ressaltou.

Homenagens

Em uma postagem nas redes sociais, o colega e amigo Áureo Germano definiu a imagem que Edinho vai deixar em todos que o conheceram: “Homem generoso, jornalista de primeira, companheiro e grande pai. Que Deus lhe conceda uma boa passagem.”

O fotógrafo Orlando Brito, também parceiro de profissão de Edinho, lamentou a perda. “Era um jornalista completo. Tanto como repórter ou como assessor. Muito admirado pelos colegas. Ele era muito capacitado e conhecia muito sobre temas como polícia, índios e meio ambiente. É uma perda enorme para o jornalismo nacional”, afirmou.

Jailton de Carvalho, companheiro de profissão do jornalista há mais de 20 anos, classificou-o como generoso, competente e pai zeloso. “Sabíamos que a situação nos últimos dias não era boa e que o desfecho poderia ser o pior. Estamos todos muito chocados com a notícia da morte. Ele era o tipo de jornalista sempre disponível. O repórter que dividia o telefone da fonte com o concorrente e não tinha nenhum problema ou constrangimento em ajudar um companheiro. Um cara cheio de energia e vitalidade. Nós participamos de muitas coberturas de grandes casos juntos. Tinha uma paixão absoluta pela filha e nos deixou dessa maneira repentina”, lamentou.

O professor François René disse ao Metrópoles que perdeu um irmão. “Sempre solidário, assim era Edinho. Profissional experiente, que, reiteradamente, dava uma força aos mais novos. Tão altruísta e generoso, que deve estar agora no céu, assessorando Nossa Senhora.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?