metropoles.com

Jornalista alega ter sido espancada por PMs durante blitz

Segundo Sheila Souza, militares a agrediram em abordagem na quinta (21/9). PMDF aguarda formalização do caso para se manifestar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
sheila souza jornalista espancada
1 de 1 sheila souza jornalista espancada - Foto: Reprodução/Facebook

Um suposto caso de agressão é apurado pela equipe da 5ª Delegacia de Polícia (região central). A jornalista Sheila Souza, de 28 anos, alega ter sido espancada e algemada por policiais militares na madrugada de quinta-feira (21/9). Ela foi parada em uma blitz na quadra 408 Norte do Plano Piloto quando, durante a abordagem, afirma ter sofrido chutes e pontapés de três militares. Já o relato dos PMs à equipe da 5ª DP aponta que a motorista estava alterada, desacatou os policiais e teria, ainda, lesionado uma PM.

Em uma publicação no Facebook, Sheila contou que naquele momento não portava o licenciamento obrigatório de 2017, embora pelo sistema os policiais tenham verificado que ela estaria em dia com o Departamento de Trânsito (Detran). Segundo a condutora, um dos policiais teria lhe pedido que descesse do carro e realizasse o teste do bafômetro. Sheila disse que não havia ingerido álcool, quando o militar teria passado a gritar com ela e dizer que faria de tudo para prejudicá-la. Após muita insistência, ela topou fazer o teste. Conforme seu relato, o resultado do exame não lhe foi mostrado.

Mesmo assim, a mulher afirma ter sido algemada e jogada no chão – ela teria ainda levado socos e puxões de cabelo pelos militares. Depois, os PMs a conduziram à 5ª DP. “Um país em que três homens e uma mulher fortemente armados batem em uma cidadã como eu, sem que se pese nenhum motivo contra minha conduta, é realmente lamentável. Fui atacada e não vou descansar enquanto a justiça não for feita”, escreveu a jornalista, que pretende processar a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pelo ocorrido.

Após prestar depoimento na delegacia, ela se dirigiu ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito. O veículo de Sheila foi levado para o depósito no Detran-DF.

Veja o desabafo de Sheila Souza no Facebook:

Outro lado
Trecho do boletim de ocorrência registrado na 5ª DP apresenta uma versão diferente da divulgada pela jornalista. Segundo o texto, baseado no relato dos policiais militares que atuaram no caso, ao ser abordada a condutora inicialmente se recusou a fazer o teste do bafômetro, embora apresentasse hálito etílico. Ela teria ficado “muito alterada”, inclusive chamando um dos PMs de “muito incompetente”, ao ser informada que teria recolhida a habilitação e seria multada.

Ainda exaltada, conforme registrou a Polícia Civil com base no depoimento dos militares, a condutora enfim teria concordado em fazer o teste, que indicou 0,25mg/l, “comprovando que a mesma estava sob influência de álcool”, diz a ocorrência. Ela teria recebido voz de prisão por ter desacatado os militares e acabou contida por uma PM após ter sentado no banco do passageiro da viatura e se recusado a ir para o banco de trás, onde andam as pessoas detidas.

Segundo o relato dos PMs, a condutora teria desferido socos e tapas com a chave do carro em mãos, o que haveria lesionado a boca e o rosto da policial. Os outros militares, então, intervieram para conter Sheila, que foi algemada e conduzida à 5ª DP (veja, abaixo, o trecho do boletim com a versão dos PMs).

 

Acionada pela reportagem, a PMDF disse que o caso ainda não foi formalizado junto à corregedoria. A corporação acrescentou que “após a formalização da denúncia e a instauração do devido processo, será analisado se houve excesso por parte dos policiais. Se comprovado o fato, os envolvidos serão punidos conforme a lei.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?