metropoles.com

Jornal-laboratório da UnB ganha prêmio de melhor do país

Edições de 2023 do jornal Campus foram premiadas nas rodadas regionais e nacionais da Expocom Intercom

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
unb
1 de 1 unb - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O jornal-laboratório da Universidade de Brasília (UnB) foi premiado como o melhor do país no 30º prêmio da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) na Intercom. Além da categoria nacional, o Jornal Campus também foi vencedor em duas categorias no Centro-Oeste.

Um jornal-laboratório é uma fase do curso de jornalismo em que os alunos recriam a experiência vivida em uma redação de jornal. Criado em 1970, o Campus é o mais antigo em circulação no Brasil.

No ano passado, coordenados pela professora Fernanda Vasques, os alunos de jornalismo da UnB criaram duas edições. A primeira, do 1º semestre do ano, contou com 12 páginas e foi produzida por 11 estudantes.

Já a segunda edição, foi produzida por 19 estudantes e totalizou 24 paginas do jornal.

“Desde que ingressei como professora na FAC e no jornal Campus especificamente, implementei a distribuição de conteúdo pelo Instagram. Além disso, fizemos a áudio-descrição do jornal. Com toda essa experiência ao longo de 2023, nos inscrevemos no prêmio expocom. É um prêmio para estudantes de graduação, então, qualquer produto feito na graduação que se encaixa nas categorias, pode ser inscrito”, explica a professora.

Os trabalhos renderam prêmios. Durante a categoria regional, o Campus venceu como o melhor jornal-laboratório do Centro-Oeste e como melhor design de imprensa — ambos com a edição do segundo semestre.

2 imagens
Fernada Vasques recebendo o prêmio na etapa nacional
1 de 2

Alunas recebendo os prêmios da etapa regional

Reprodução
2 de 2

Fernada Vasques recebendo o prêmio na etapa nacional

Reprodução

Etapa nacional

Os vencedores das etapas regionais vão para a etapa nacional do prêmio. Na categoria jornal-laboratório, competiu com trabalhos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); da Universidade Federal do Paraná (UFPR); da PUCMinas; e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

As duas edições de 2023 do jornal Campus foram premiadas em primeiro lugar. “É o mais importante prêmio de graduação do país de comunicação”, avalia a professora.

Veja a capa premiada:

Jornal Campus da UnB

“Reconhece os esforços dos estudantes, o trabalho, a competência e a qualidade desse trabalho. Como professora da UnB e da FAC e estando à frente do jornal Campus me sinto agraciada. Os estudante trabalham colaborativamente, tem a divisão de funções, mas são estimulados à trabalharem colaborativamente entre si. Além disso, o jornal-laboratório é o mais antigo do país. Essa premiação coroa todas essas experiências e inovação”, comemora Vasques.

Ela e as alunos representantes do jornal receberam o prêmio na última sexta-feira (6/9).

As edições do jornal Campus estão disponíveis neste link.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?