Joalheria Carla Amorim, na QI 5 do Lago Sul, é assaltada e segurança acaba baleado
Designer é reconhecida internacionalmente e já teve suas peças usadas por famosos como Angelina Jolie, Olivia Wilde e Michele Obama
atualizado
Compartilhar notícia
A violência anda em alta na área mais nobre de Brasília. Depois dos recentes assaltos a residências divulgados nos últimos dias no Lago Sul, é a vez do comércio do local se assombrar com a criminalidade. Na tarde desta segunda-feira (11/1), criminosos assaltaram a joalheria da consagrada designer Carla Amorim, localizada na QI 5 do Lago Sul, Conjunto 10. Os criminosos agiram de forma truculenta e levaram quase todas as joias que estavam à mostra no estabelecimento.
Segundo a tenente da PM Ingrid Biann, por volta das 14h40, quatro homens armados chegaram em um veículo e se encaminharam ao estabelecimento. De acordo com uma funcionária da loja, uma quinta pessoa estaria envolvida no crime, mas teria ficado dentro do carro. O segurança Wellington Luis Santos tentou conter os criminosos, efetuando dois disparos, mas não acertou os suspeitos. Os bandidos revidaram e acertaram o vigilante na perna. Mesmo ferido, Santos conseguiu correr e se proteger em uma loja próxima.
Enquanto isso, os assaltantes quebraram os vidros das vitrines e dos mostruários com uma marreta e levaram tudo o que conseguiram, até mesmo joias guardadas em gavetas no fundo da loja. Um comerciante vizinho à loja que preferiu não se identificar ouviu os tiros e acionou a polícia. “Trabalho há 28 anos nesta quadra e nunca vi uma ação tão violenta como esta”, comentou. Os bandidos fugiram em um veículo sedan, modelo GM Cobalt ou Renault Logan, de cor prata. O Samu foi acionado e prestou os primeiros atendimentos ao vigilante ainda no local. Santos foi encaminhado Hospital de Base e não corre perigo.
Fábio Augusto, marido da designer Carla Amorim, afirmou que esta foi a primeira vez que o estabelecimento foi assaltado. “Graças a Deus o segurança não corre risco de vida. Agora é lidar com o prejuízo financeiro”, contou. “Os bandidos não estavam com capuz. As câmeras filmaram tudo e a polícia já está analisando as imagens”, disse.
Prestígio internacional
Carla Amorim é o nome mais importante da moda e da joalheria brasiliense. Suas peças já foram usadas por Angelina Jolie, Olivia Wilde e Michele Obama e também são vistas frequentemente nas brasileiras Mariana Ruy Barbosa, Fernanda Lima e Bruna Marquezine.
Amorim ficou conhecida mundialmente por desenhar joias elegantes, com um toque moderno. Assim como a sua marca, a designer nasceu e cresceu em Brasília.
Outros casos
A ação desta segunda-feira (11) não foi um caso isolado, e os roubos a joalherias têm ocorrido com certa frequência em Brasília. No último dia 4, uma loja do gênero foi assaltada na 302 Sul. Ninguém ficou ferido, e os criminosos fugiram levando joias e dinheiro.
Foi a segunda vez, em menos de um ano, que o estabelecimento foi alvo dos bandidos. Em agosto do ano passado, a mesma joalheria no shopping Fashion Mall foi assaltada. Na ocasião, um policial à paisana que passava pelo local ajudou a perseguir os criminosos. Houve troca de tiros, um menor foi apreendido e um adulto preso.
Em 3 de julho de 2015, um homem armado rendeu funcionários e roubou uma joalheria na QI 11 do Lago Sul. Segundo as vítimas, o suspeito usava terno e se identificou como cliente antes da ação. Ele levou joias, dinheiro e celulares de duas vítimas.
Quatro meses antes, em 7 de março, foi a vez de uma joalheria na Quadra 303 do Sudoeste. Três homens — dois deles armados —, participaram do roubo. Uma câmera de segurança do lado de fora da loja registrou o momento em que o trio abordou um vigilante.
Em 22 de janeiro, também no Sudoeste, dois homens, um deles armado, invadiram a joalheria da Quadra 301. A ação durou cinco minutos, e um dos criminosos disparou para o alto na fuga, assustando as pessoas que estavam no local.