metropoles.com

Jabuti com casco queimado no DF ganha prótese 3D e entra para o livro dos recordes

Casco artificial é considerado a primeira prótese mundial para esse tipo de animal. Bicho teve 90% do casco queimado em incêndio no Paranoá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução
Jabuti que teve casco queimado em incêndio no DF ganha prótese 3D e entra para o livro dos recordes
1 de 1 Jabuti que teve casco queimado em incêndio no DF ganha prótese 3D e entra para o livro dos recordes - Foto: reprodução

A jabuti fêmea Fred, que teve 90% do casco queimado em incêndio no Paranoá, em 2015, entrou para o Guinness Book 2022 com a primeira prótese animal feita em impressora 3D no mundo.

A nova integrante do livro dos recordes tinha cerca de 20 anos quando precisou ser resgatada e levada até uma clínica veterinária de animais silvestres, onde se recuperou e recebeu o novo casco. O modelo artificial é considerado a 1ª prótese mundial para esse tipo de animal.

“Ele é fundamental para a sobrevivência do animal. Sem o casco, qualquer estrutura com ponta pode perfurar e pode ser fatal para o bicho. Então, é muito importante que ele tenha sempre essa proteção disponível”, explicou o veterinário Matheus Rabello.

O designer gráfico Cicero Moraes, os veterinários Roberto Fecchio, Rodrigo Rabello e Matheus Rabello e o cirurgião dentista Paul fizeram a prótese em 2015, após dois meses de estudos. O casco custou cerca de R$ 160 e é feito de ácido polilático, um material biodegradável.

Após a impressão, o trabalho foi pintado à mão por um artista de Brasília, que aplicou cores realistas. Agora, o animal passa por reabilitação. “Não sabíamos o que esperar da prótese. Logo que conseguimos colocar, percebemos que Fred se adaptou de forma imediata, sem rejeições e já pôde se esconder dentro da prótese. Aquilo começou a fazer parte dela”, contou Matheus.

O veterinário contou ao Metrópoles que Fred não corre mais risco de morte devido ao acidente de 2015. À época, o veterinário chegou a cogitar a eutanásia. “Nos primeiros 45 dias, ela teve crise de pneumonia, estomatite e vários ferimentos graves. Ficamos muito assustados”, lembrou.

Agora, a preocupação do veterinário é com a recuperação a longo prazo. “Como é a primeira vez que isso foi feito no mundo, não sabemos quais serão as reações da Fred no futuro”, pontua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?