Izalci desfaz acordo com Hélio José e procura novo candidato ao Senado
Decisão foi tomada nesta sexta após o TRE-DF decidir que o Solidariedade voltasse à coligação que apoia Ibaneis Rocha (MDB)
atualizado
Compartilhar notícia
O senador e candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Izalci Lucas (PSDB) não lançará mais o nome de Hélio José (Solidariedade) na chapa majoritária da coligação PSDB-Cidadania-PRTB. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (26/8), após o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) decidir que o Solidariedade voltasse à coligação que apoia Ibaneis Rocha (MDB).
Sem a possibilidade de contar com o aumento no tempo de televisão, Izalci desfez o acordo que tinha. Até o momento, ainda não há decisão por um novo nome, mas a direção da campanha garante que será alguém do próprio PSDB.
Entenda
Inicialmente, o Solidariedade decidiu apoiar a campanha de reeleição de Ibaneis. Porém, após o prazo estabelecido em lei para que partidos façam as coligações, o Solidariedade mudou para a chapa Para Cuidar das Pessoas, na qual Izalci Lucas (PSDB) concorre ao Governo do DF.
A mudança de posição do Solidariedade ocorreu no último domingo (21/8), após o ex-senador Hélio José assumir a direção do partido no DF. Antes, quem comandava o diretório regional do Solidariedade era o deputado federal por Goiás Lucas Vergilio.
A desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio destacou justamente o fim do prazo para estabelecer a volta do tempo de TV a Ibaneis. “Quanto à deliberação posterior, que ensejou a apresentação do presente requerimento, contata-se que somente ocorreu em 21/08/2022, ou seja, após o prazo estabelecido pelos convencionais, o que demonstra ter sido exercida a delegação fora dos parâmetros delegados, tornando-a inválida”.