metropoles.com

Itapoã ganha laboratório de robótica para jovens de 15 a 18 anos

Secretaria de Ciência e Tecnologia abre terceira unidade no DF. Alunos vão aprender desde a manusear softwares livres a construir drones

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GDF/Divulgação
laboratório de robótica no itapoã
1 de 1 laboratório de robótica no itapoã - Foto: GDF/Divulgação

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) inaugurou, nesta segunda-feira (17/02/2020), mais um laboratório de robótica e tecnologia no Distrito Federal. Desta vez, foi a Administração Regional do Itapoã que recebeu o espaço, pronto para capacitar jovens de 15 a 18 anos.

Nesses locais, os alunos vão aprender desde a manusear softwares livres e impressoras 3D a construir robôs e drones, além de conceitos de web design. Nesse primeiro momento, o DF terá 12 laboratórios em diferentes regiões administrativas, mas a expectativa é de chegar a 100 nos próximos anos.

Esse é o terceiro laboratório aberto, depois das unidades do Paranoá e Sol Nascente. “É com grande alegria que entregamos esse laboratório aqui no Itapoã. Aqui serão treinados os meninos e meninas do futuro. A inclusão digital é fundamental nos dias de hoje”, afirmou o governador em exercício, Paco Britto.

“Esses garotos sairão daqui para o mercado de trabalho. Os de 15 e 16 anos vão para um estágio; e os de 17 e 18 anos, para o primeiro emprego. Queremos fazer uma revolução tecnológica na capital, e esse nosso projeto é o pontapé inicial”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo.

O projeto se chama Passaporte para o Futuro e é uma parceria com o Instituto Campus Party. As turmas serão compostas de 30 alunos por turno (matutino e vespertino), com monitores e orientadores. Entre 150 e 200 jovens serão formados até o fim do ano no Itapoã. As aulas começam no dia 2 de março.

10 imagens
1 de 10

GDF/Divulgação
2 de 10

GDF/Divulgação
3 de 10

GDF/Divulgação
4 de 10

GDF/Divulgação
5 de 10

GDF/Divulgação
6 de 10

GDF/Divulgação
7 de 10

GDF/Divulgação
8 de 10

GDF/Divulgação
9 de 10

GDF/Divulgação
10 de 10

GDF/Divulgação
Jovens de baixa renda

Os critérios de seleção dos estudantes serão os mesmos usados para o Cadastro Único. As vagas serão destinadas a alunos de baixa renda de todo o Distrito Federal. Meninos como Wanderson Ferraz, 15 anos, que, apesar de ainda não ter aula, foi até lá conhecer o laboratório.

“Ficou muito legal a nossa sala de aula. Gosto muito de tecnologia e meu sonho é programar robôs e pilotar os drones. Quero sair daqui fazendo tudo isso”, explicou o jovem morador do Itapoã.

A inauguração foi prestigiada por várias autoridades, como o secretário de Saúde, Osnei Okumoto; o administrador do Itapoã, Valdemar Medeiros; e os deputados distritais Leandro Grass (Rede) e Eduardo Pedrosa (PTC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?