metropoles.com

Itamaraty: sindicato aceita proposta, mas mantém indicativo de greve

Servidores querem melhorias no salário dos terceiros-secretários do Ministério das Relações Exteriores e farão nova assembleia em breve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem do Itamaraty
1 de 1 Imagem do Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB Sindical) aceitou, parcialmente, a proposta de readequação do salário de diplomatas servidores do Palácio Itamaraty, apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O indicativo de greve aprovado no último dia 14, porém, continua a valer.

O sindicato anunciou o avanço nas negociações nesta sexta-feira (23/8). O MGI ofereceu aumento de 23% nos vencimentos de ministros de primeira e segunda classes; conselheiros; bem como no de primeiros e segundos secretários. O reajuste será dividido em duas parcelas, a serem pagas em janeiro de 2025 e maio de 2026. Esse trecho da proposta teve aval da ADB Sindical.

No entanto, para terceiros-secretários, o MGI estabeleceu reajuste de 7,8% e, nesse ponto, o sindicato ainda reivindica melhorias e comunicou que manterá a categoria mobilizada até a próxima assembleia, em data não definida até o momento. “Serão negociados aumento de diárias e criação de mecanismos para compensação de horas extras”, completou a entidade que representa os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A ADB Sindical acrescentou que os terceiros-secretários do Itamaraty levam décadas até subirem de cargo. “Diferentemente de outras carreiras públicas, nas quais os servidores podem chegar ao topo em pouco mais de 10 anos, diplomatas costumavam levar até 30 para alcançar o nível máximo. Com o aumento da idade de aposentadoria para 75 anos e uma estrutura engessada, com vagas limitadas por classe, um número significativo de servidores fica estagnado nas classes iniciais ou intermediárias”, argumentou a associação.

Eleições

Paralelamente ao processo de negociação salarial, a ADB Sindical nomeou os novos integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade, eleitos nesta semana para ocupar os respectivos cargos até 2026. O novo presidente, Gustavo Buttes, teve 744 (51,9%) votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?