metropoles.com

Isolamento social: Goiás passa na frente do DF, de novo

Em levantamento feito por empresa de software, a capital está em segundo lugar, atrás de Goiás. Mesmo assim, as taxas estão abaixo do ideal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Movimentação na praça do Relógio de Taguatinga em época de coronavírus
1 de 1 Movimentação na praça do Relógio de Taguatinga em época de coronavírus - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

No ranking das unidades federativas que mais respeitam o isolamento social, necessário para evitar o contágio do novo coronavírus, o Distrito Federal aumentou a taxa de adesão. Porém, em Goiás, a obediência foi ainda maior e o estado volta à primeira colocação da lista.

Os dados referem-se à terça-feira (14/04). Naquele dia, 58,46% dos cidadãos goianos ficaram em casa. Na segunda-feira (13/04), os números apontavam 50,22%. O aumento de oito pontos percentuais fez com que a unidade ultrapassasse o DF.

Uma informação importante: a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o índice ideal de isolamento para que a transmissão da Covid-19 seja menor é de 70%.

A capital do país havia atingido 55,90% de adesão na segunda-feira. Na terça, o número subiu para 56,79%. Importante notar que mais estabelecimentos comerciais foram autorizados a funcionar, como as óticas.

Veja a lista:

Ranking Dos Estados (4) by Leonardo Meireles on Scribd

O Distrito Federal, invariavelmente, aparece na lista em primeiro lugar. Entretanto, na semana passada, na quinta-feira (09/04), a cidade caiu para o segundo lugar, atrás de Goiás (54,17%). Na Sexta-feira Santa (10/04), mesmo com uma adesão de 62,5%, caiu para a quarta colocação. A liderança, então, ficou com o Piauí (63,93%).

Entre as regiões do Distrito Federal, o Plano Piloto é a área que menos obedece à quarentena. Segundo levantamento do MDados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, o Riacho Fundo II aparece como destaque na obediência ao isolamento social.

Confira o ranking dentro do DF: 

Os números do ranking brasileiro são fornecidos pela empresa de software In Loco, que usa dados de 60 milhões de dispositivos móveis para a geolocalização. Somente esse tipo de informação é obtida, preservando a privacidade dos usuários.

Os leitores do Metrópoles têm a possibilidade de ficar sempre bem informados sobre as notícias do novo coronavírus. Para isso, pode receber a newsletter: basta clicar aqui. Os últimos dados também estão sempre no nosso link de tempo real sobre a Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?