Isolamento desaba no país: DF lidera ranking com adesão abaixo de 50%
Dados da quinta-feira (30/04) mostram que, em média, menos de 40% das pessoas obedeceram a quarentena
atualizado
Compartilhar notícia
Os últimos números do ranking de isolamento social no país demonstram que os brasileiros deixaram de lado uma das medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Dados obtidos por empresa de software apontam que a média de pessoas que ficaram em casa na última quinta-feira (30/04) foi de 39,8%. O índice retoma marcas atingidas no princípio da quarentena na maioria das cidades: em 16 de março, a porcentagem de adesão chegou a 38,5%.
Na medição feita na quinta-feira, o Distrito Federal voltou a figurar em primeiro lugar na lista, mas com um número bastante aquém do desejado: 49,3%. Isso significa que nem metade da população na capital do país aderiu ao isolamento social.
Confira a lista:
Ranking Dos Estados (14) by Leonardo Meireles on Scribd
Os números desde o início da semana já mostravam uma curva descendente no DF. Na capital, os índices caíram de 52,87%, na segunda-feira (27/04), para 52,67%, na terça (28/04), e 51,99%, na quarta (29/04). Nacionalmente, a queda na adesão se transforma em mais casos positivos e mortes por Covid-19.
O Ministério da Saúde confirmou, na sexta-feira (01/05), 428 mortes em 24 horas no Brasil, que chegou a 6.329 óbitos – um aumento de 7% em relação às informações divulgadas na quinta (30/04).
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o ministro Nelson Teich afirmou que a curva de casos e óbitos do país está em “franca ascendência”, e que “ninguém está pensando em flexibilizar o isolamento no momento”.
Número ideal
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a adesão ao isolamento deve chegar a 70% para ser efetivo contra o contágio do novo coronavírus. E que as medidas de restrição social impostas por causa da pandemia terão de ser retiradas “de modo lento e controlado”.
Para a OMS, antes de abrandar o isolamento social, os países precisam zerar os casos de transmissão, ou atingir um estado sustentável de baixo nível de contágio, e estarem preparados para reagir e controlar rapidamente novos picos de disseminação e aumento de casos.
O ranking de isolamento social utilizado pela reportagem é feito pela empresa de software In Loco, que faz o levantamento de acordo com dados de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o país. De acordo com os responsáveis, a privacidade do usuário é garantida, somente sendo usadas informações de geoposicionamento.