metropoles.com

Isolamento desaba no país: DF lidera ranking com adesão abaixo de 50%

Dados da quinta-feira (30/04) mostram que, em média, menos de 40% das pessoas obedeceram a quarentena

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Muitas vezes, a aglomeração em frente às agências era inevitável
1 de 1 Muitas vezes, a aglomeração em frente às agências era inevitável - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os últimos números do ranking de isolamento social no país demonstram que os brasileiros deixaram de lado uma das medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Dados obtidos por empresa de software apontam que a média de pessoas que ficaram em casa na última quinta-feira (30/04) foi de 39,8%. O índice retoma marcas atingidas no princípio da quarentena na maioria das cidades: em 16 de março, a porcentagem de adesão chegou a 38,5%.

Na medição feita na quinta-feira, o Distrito Federal voltou a figurar em primeiro lugar na lista, mas com um número bastante aquém do desejado: 49,3%. Isso significa que nem metade da população na capital do país aderiu ao isolamento social.

Confira a lista:

Ranking Dos Estados (14) by Leonardo Meireles on Scribd

Os números desde o início da semana já mostravam uma curva descendente no DF. Na capital, os índices caíram de 52,87%, na segunda-feira (27/04), para 52,67%, na terça (28/04), e 51,99%, na quarta (29/04). Nacionalmente, a queda na adesão se transforma em mais casos positivos e mortes por Covid-19.

O Ministério da Saúde confirmou, na sexta-feira (01/05), 428 mortes em 24 horas no Brasil, que chegou a 6.329 óbitos – um aumento de 7% em relação às informações divulgadas na quinta (30/04).

Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o ministro Nelson Teich afirmou que a curva de casos e óbitos do país está em “franca ascendência”, e que “ninguém está pensando em flexibilizar o isolamento no momento”.

Número ideal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a adesão ao isolamento deve chegar a 70% para ser efetivo contra o contágio do novo coronavírus. E que as medidas de restrição social impostas por causa da pandemia terão de ser retiradas “de modo lento e controlado”.

Para a OMS, antes de abrandar o isolamento social, os países precisam zerar os casos de transmissão, ou atingir um estado sustentável de baixo nível de contágio, e estarem preparados para reagir e controlar rapidamente novos picos de disseminação e aumento de casos.

O ranking de isolamento social utilizado pela reportagem é feito pela empresa de software In Loco, que faz o levantamento de acordo com dados de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o país. De acordo com os responsáveis, a privacidade do usuário é garantida, somente sendo usadas informações de geoposicionamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?