metropoles.com

Isenção de ICMS do diesel para ônibus e prorrogação do Refis serão votadas na CLDF

As pautas para a próxima semana na Casa foram decididas em reunião de líderes, realizada nesta quinta-feira (4/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Myke Sena/Especial Metrópoles

Os deputados distritais decidiram nesta quinta-feira (4/2) os projetos que vão a plenário na próxima semana. Em reunião do colégio de líderes, ficou definido que os parlamentares vão apreciar o PL 1.633/2020, que trata sobre a prorrogação até o fim do ano da isenção de ICMS do combustível dos ônibus, além da prorrogação do Programa de Refinanciamento de Dívidas do DF (Refis). Ambos devem passar pelas comissões para seguir o trâmite.

O PL 1633/2020 é de autoria do Executivo local e prevê a prorrogação, até 31 de dezembro de 2023, da vigência da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas que destinem óleo diesel a empresas de ônibus e micro-ônibus destinados ao transporte público coletivo urbano do Distrito Federal. Ficam entendidos como inclusos nesse sistema os ônibus que prestem serviço mediante concessão ou permissão e fiscalização do Poder Público.

O projeto de prorrogação do novo Refis,  que amplia até 31 de março a possibilidade de anistia de débitos fiscais relativos ao ICMS, deve ser votado entre terça-feira (9/2) e quarta-feira (10/2).

Embora a Secretaria de Economia do Distrito Federal tenha encaminhou o projeto em 1º de fevereiro à CLDF, com pedido de urgência, há um problema técnico a ser resolvido antes do tema ser votado. “O GDF mandou para aprovar a prorrogação um decreto legislativo, mas a isenção foi aprovada por meio de Lei Complementar e ela não pode ser alterada por decreto. Então, o Executivo só precisa fazer o pedido por meio de Lei Complementar”, afirmou o vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso.

Projetos de Covid-19

Delmasso presidiu o colégio de líderes nesta quinta-feira. Na ocasião, ele sugeriu, e foi apoiado pelos colegas, destinar os dias de quarta-feira para pautas voltadas à Covid-19. “Vamos apreciar o que for referente à vacinação, à transparência”, afirmou Delmasso.

De acordo com o vice-presidente da CLDF, para a próxima quarta, o deputado Robério Negreiros (PSD) vai protocolizar o PL pedindo para incluir no grupo prioritário de vacinação, não furando etapas, as pessoas com Síndrome de Down e autistas. “Tem ainda projetos que falam de fiscalização e transparência”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?