metropoles.com

Irritada com atendimento, mãe agride servidora e quebra guichê no Hmib

Hmib decretou bandeira laranja, devido à quantidade de pacientes. Filho da agressora foi classificado com pouca gravidade, o que a revoltou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ TV Globo
Vidraça quebrada no hmib
1 de 1 Vidraça quebrada no hmib - Foto: Reprodução/ TV Globo

Uma mulher é investigada após agredir uma servidora do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul, na noite dessa segunda-feira (21/3). A mãe chegou ao local em busca de atendimento para o filho e ficou indignada quando o pequeno recebeu classificação de risco na cor verde, sinalizando pouca gravidade para o caso. Revoltada, a mulher foi ao carro, deixou a criança e voltou com uma pedra, que lançou contra o guichê de atendimento, quebrando a vidraça do local.

Devido à alta demanda de pacientes na unidade de saúde, a direção do Hmib decretou bandeira laranja durante o plantão. Quando isso ocorre, o hospital  preserva a capacidade de atendimento de pacientes classificados nas cores em laranja ou vermelha, mais graves.

A Central de Regulação, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros do DF foi orientada a encaminhar solicitações e atendimentos a outras unidades de saúde, que estejam aptas a receber a demanda no momento.

Diante da gravidade do caso, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que apura o caso. Em nota, a direção do Hmib classifica o ato de violência como “inadmissível”.

Leia a nota na íntegra:

“A Direção do Hospital Materno Infantil (Hmib) lamenta profundamente o ocorrido contra a servidora da unidade na noite desta segunda-feira (21). O que ocorreu foi o seguinte:

Uma mãe levou o filho até o Hmib em busca de atendimento. Foi atendida pela Classificação de risco/ acolhimento e classificada na cor verde. Recebeu orientações da enfermeira classificadora sobre o quadro da criança e sobre o plantão que estava em Bandeira Laranja e a espera do atendimento.

Contrariada com a situação, ela foi até o carro deixar a criança e quando voltou atirou a pedra contra a servidora, que estava na recepção. Um boletim de ocorrência foi registrado após o fato.

A Direção informa que é inadmissível que servidores públicos sejam tratados desta forma no desempenho de suas funções em prol da assistência à Saúde no Distrito Federal, independente do setor que atuem

Quanto à demora no atendimento, a SES esclarece que o Hmib está funcionando normalmente.O que ocorre no momento, em função da alta demanda e do grande números de pacientes internados, é a decretação da “Bandeira Laranja”. Ou seja, quando está preservada a capacidade de atendimento de pacientes classificados em laranja ou mais grave.

Cabe ressaltar que os hospitais podem decretar as chamadas “bandeiras” para atendimento nos prontos-socorros, de acordo com a demanda recebida e internação. Os atendimentos de emergência da rede pública do Distrito Federal seguem a Portaria nº 386/17, que estabelece diretrizes de contingenciamento em caso de necessidade.

Por fim, a direção do Hmib esclarece que já notificou a Central de Regulação, do Samu e o Corpo de Bombeiros, orientando que as solicitações e ocorrências sejam encaminhadas a outras unidades de saúde, que estejam aptas a receber a demanda no momento.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?