Iprev-DF convoca 8 mil aposentados e pensionistas para resolver pendências
Beneficiários correm risco de ter benefícios suspensos caso não repassem informações necessárias à prova de vida
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 8 mil aposentados e pensionistas que fizeram aniversário de janeiro a julho não sanaram pendências relacionadas à prova de vida da Previdência, no Distrito Federal. Desse total, 915 pessoas nascidas em março podem ter o benefício suspenso neste mês.
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) informou que 8.087 beneficiários precisam regularizar a situação com o órgão.
Para os 915 nascidos em março, o prazo foi estendido para 16 de agosto. Caso não resolvam as pendências até a data, o benefício será suspenso ainda em agosto.
O Iprev-DF convocou aposentados e pensionistas nascidos em agosto para fazer a prova de vida nesta quarta-feira (2/8). O procedimento serve para comprovação anual da situação de aposentados e pensionistas, para manutenção do benefício.
Quem não fizer o procedimento no respectivo mês de aniversário será notificado por correspondência e e-mail, para que, em 30 dias, regularize a situação, sob risco de ter suspenso o pagamento da aposentadoria ou pensão.
A comprovação pode ser feita presencialmente, em qualquer agência do Banco de Brasília (BRB) ou pelos meios abaixo.
Saiba como fazer a prova de vida:
Aplicativo
O aplicativo Prova de Vida GDF está disponível na App Store e na Google Play. A plataforma permite a aposentados e pensionistas fazer a comprovação sem necessidade de comparecer a agências do BRB.
Residentes no Brasil, mas fora do DF
Devem enviar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida no mês de realização dela. Não será aceita declaração com reconhecimento de firma por semelhança.
Em casa
A visita domiciliar pode ser pedida por beneficiários com mais de 90 anos e aposentados e pensionistas moradores do DF, mas impossibilitados de se locomover, por motivo de doença grave ou incapacitante, comprovada por laudo médico.
O pedido para a visita domiciliar deve ser enviado pelo e-mail agendamento@iprev.df.gov.br, com atestado médico anexado que comprove a impossibilidade de deslocamento.
Exterior
Quem mora no exterior pode usar o aplicativo ou enviar correspondência. Se a região não tiver consulado ou representação diplomática, é preciso preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida, disponível no site do Iprev-DF.
Onde houver consulado ou representação diplomática, é possível encaminhar a declaração de comparecimento emitida pelo órgão de representação internacional e cópia dos documentos autenticados.
Internados e reclusos
O responsável pelo aposentado ou pensionista internado em unidade hospitalar deverá apresentar ao Iprev-DF declaração ou laudo do médico que ateste a internação do paciente naquela data.
Aposentados e pensionistas em cumprimento de sentença de reclusão devem encaminhar ao Iprev-DF atestado ou Declaração de Permanência Carcerária, em papel timbrado, expedido pela instituição carcerária.
Serviço
Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o Iprev-DF pelo e-mail atendimento@iprev.df.gov.br ou pelo telefone 61 3105-3446.