metropoles.com

Embargada obra para transformar Touring em templo religioso

Depois da denúncia de que o prédio projetado por Oscar Niemeyer foi desfigurado para receber igreja evangélica, Iphan decide intervir, agência de fiscalização suspende a reforma e MPDFT apura o caso. Ativistas anunciam protesto para quarta-feira (28/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Ramos/Metrópoles
Touring-4
1 de 1 Touring-4 - Foto: Gabriel Ramos/Metrópoles

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) vistoriou o Touring na tarde desta segunda-feira (27/10) e, ao comprovar que a obra não possuía autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nem da Secretaria da Gestão do Território e Habitação (Segeth), embargou a reforma até que sejam apresentados o alvará de construção e a licença de funcionamento. Caso haja o descumprimento do embargo, o responsável será multado.

Mais cedo, o Iphan já havia informado que a obra no Touring seria embargada. A decisão foi anunciada depois das denúncias de que o espaço, tombado patrimônio local e federal, está sendo totalmente alterado para receber um templo. Ativistas marcaram uma manifestação para as 12h30 desta quarta-feira (28/10).

Em nota, o Iphan explica que, “em princípio, o uso religioso que ora se propõe não é compatível com as características históricas, arquitetônicas e a destinação original do imóvel, que faz parte do Setor Cultural Sul.”

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também apura o andamento da obra. A assessoria do órgão confirma que já foi expedido ofício ao Iphan e à Central de Aprovação de Projetos — área da Segeth que centraliza a análise, a aprovação e o licenciamento de obras no DF —, requerendo informações sobre o projeto.

Ainda que seja de propriedade particular, toda e qualquer intervenção no imóvel tem que ter autorização dos responsáveis pelo tombamento. A assessoria do Iphan afirma que o Instituto já tratou do assunto com a Secretaria de Gestão do Território e Habitação e com a Secretaria de Cultura, ambas do DF.

Projetado por Oscar Niemeyer e idealizado por Lucio Costa, o prédio seria, segundo o Relatório do Plano Piloto, um pavilhão “de pouca altura debruçado sobre os jardins do setor cultural e destinado a restaurante, bar e casa de chá”. O edifício foi tombado em 2012 pelo Iphan, por ocasião do aniversário de 100 anos de Niemeyer. Quem visita o local, agora, se depara com as paredes derrubadas.

Uma onda de indignação ganhou as redes sociais. Moradores de Brasília, arquitetos e pioneiros usaram as páginas da internet para exigir do Governo do DF uma posição. Pessoas ilustres da cidade como o arquiteto Carlos Magalhães, o ex-secretário de Cultura Silvestre Gorgulho e a filha de Lucio Costa, Maria Elisa Costa, engrossaram a lista dos descontentes com o destino do Touring.

Divulgação/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?