metropoles.com

Iphan recomenda retirada de cercas em volta das sedes dos Três Poderes

Em relatório, o órgão afirmou que cercas degradam a Praça dos Três Poderes e atrapalham a atividade turísticas e cívica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
STF na Praça dos Três Poderes com grades - Metrópoles
1 de 1 STF na Praça dos Três Poderes com grades - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomendou que as cercas instaladas em volta dos prédios das sedes dos Três Poderes sejam retiradas. A orientação foi registrada no relatório final do instituto sobre os danos causados às sedes dos Três Poderes durante os atos de terrorismo em 8 de janeiro.

De acordo com o documento, a reinstalação das cercas afetam as atividades na Praça dos Três Poderes e degradam o ambiente.

“Verifica-se a reinstalação de cercas nos perímetros dos três edifícios afetados e da Praça dos Três Poderes, apesar da evidência de que estes elementos foram utilizados como armas para a destruição da arquitetura dos Palácios”, diz o órgão.

Ainda no documento, o Iphan afirma que os edifícios são tombados e, para a preservação, é necessária a retirada das cercas.

“Do ponto de vista da preservação desses edifícios tombados, medidas para a retirada desses elementos são necessárias, visto que degradam a ambiência da Praça dos Três Poderes, impactam nos bens culturais tombados, atrapalham a atividade turísticas e cívica, promovem o distanciamento de cidadãos ordeiros e não impede a ação de vândalos, conforme amplamente divulgado na mídia nacional e internacional”, completa.

Ainda de acordo com o documento, a única ação emergencial apontada pelo relatório preliminar que não foi iniciada até o momento foi a limpeza e recolhimento dos fragmentos de vidro sobre a maquete de Brasília do Espaço Lucio Costa. A situação chegou a ser mapeada pela equipe responsável, mas ainda não foi solucionada.

No Palácio do Planalto, as ações de restauro encontram-se em fase de planejamento, enquanto no Supremo Tribunal Federal, na Câmara e no Senado, foram executadas parcialmente.

O relatório traz uma série de fotografias atualizadas de como estão os espaços que foram alvos de vândalos no Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e outros prédios que compõem o complexo da República.

O trabalho de restauração começou em 19 de janeiro e a equipe do Iphan acompanhou a evolução até 17 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?