metropoles.com

Iphan rebate Ibaneis sobre flexibilização do patrimônio tombado

Instituto destacou que a preservação tem respaldo internacional e afirmou que os problemas da cidade não podem ser atribuídos a isso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente do Iphan utiliza carro oficial para fins particulares
1 de 1 Presidente do Iphan utiliza carro oficial para fins particulares - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As declarações do governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre flexibilizar o tombamento de Brasília não foram bem recebidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em nota divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (26/07/2019), a entidade afirmou que os problemas da capital “não podem ser atribuídos aos órgãos responsáveis pela proteção”.

“Trata-se de um bem tombado federal e distrital e listado como Patrimônio Mundial. Mesmo assim, os diferentes níveis de acautelamento nunca impediram melhorias na qualidade dos espaços que devem ser preservados”, continuou o Iphan no texto. “Fomos parceiros do GDF em todas as iniciativas para a melhoria da capital federal e temos mantido uma relação institucional exemplar com as secretarias, abertos à discussão sobre os problemas da cidade e contribuindo para a sua solução”, complementou o instituto.

Quente e frio

As falas do governador aconteceram durante solenidade de assinatura do contrato de concessão à iniciativa privada do Estádio Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson e Parque Aquático Cláudio Coutinho, no começo da tarde desta sexta. O projeto da Arenaplex prevê a construção de um boulevard na região e reformas em todas as instalações do completo.

“Temos que parar com essa hipocrisia boba de que Brasília está tombada e, em virtude disso, deixaremos famílias passarem fome. Em nome disso, a cidade vai ficar atrasada e não concordo. Chegou a hora de transformar Brasília”, disparou o chefe do Executivo.

Ibaneis tratou de temas como a mudança de destinação de setores da cidade. “Por que eu não posso colocar gente para morar no Setor Comercial Sul? Aí, querem que eu coloque a polícia onde não tem e tire de onde vai ficar o povo. É assim que está uma cidade que ficou velha com 60 anos.”

Ao fim do evento, questionado sobre o tema pelos jornalistas presentes, Ibaneis amenizou o tom. “Não quero desconfigurar a capital, mas tem coisas que estamos trabalhando com o Iphan que podem ser revistas. Na Esplanada não existe um banheiro. Não prejudicaria a cidade construir banheiros ali”, exemplificou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?