metropoles.com

Iphan manda retirar pato de 20 metros da Esplanada dos Ministérios

Símbolo de campanha de combate à corrupção, o boneco inflável foi colocado pela Fiesp no gramado em frente ao Congresso Nacional na terça-feira (29/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Pato da Fiesp
1 de 1 Pato da Fiesp - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Menos de 24 horas depois de a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) inflar um pato de plástico de 20 metros no gramado da Esplanada dos Ministérios, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou que ele fosse retirado do gramado em frente ao Congresso Nacional. O boneco foi retirado na noite de terça-feira (29/3), já que o prazo para retirá-lo foi de 12 horas.

Em nota, a Fiesp informou que considera a notificação do Iphan “irregular e abusiva, que viola a liberdade de expressão e manifestação”. A federação garantiu que, apesar de respeitar as leis e as autoridades, vai recorrer da determinação. “Vamos recorrer em todas as instâncias da Justiça para garantir o direito constitucional à livre manifestação”, garantiu.

De acordo com a entidade, “outras manifestações são feitas no mesmo local, diariamente, sem qualquer questionamento.”

O pato foi colocado na Esplanada na tarde de terça, como marca da campanha “Não Vou Pagar o Pato”. Segundo a Fiesp, é “o símbolo da luta das pessoas que querem um Brasil melhor”. Ele ficaria no local em vigília durante todo o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em nota, o Iphan explicou que determinou a retirada do boneco porque ele estava obstruindo o bem tombado e comprometendo a “sua integridade arquitetônica e urbanística”. Toda a área central de Brasília é tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural Humanidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?