Ipês-amarelos voltam a colorir as ruas de Brasília. Veja as fotos
Floração dos ipês-amarelos dura, em média, 15 dias. Intensidade do fenômeno é influenciada pelas condições do inverno brasiliense
atualizado
Compartilhar notícia
Além da Catedral, das Torres de TV e dos monumentos da Esplanada dos Ministérios, os icônicos ipês-amarelos são um dos mais amados cartões postais de Brasília.
Para a alegria dos brasilienses, o mês de agosto trouxe de volta a coloração amarela e as lindas flores às ruas do Distrito Federal.
Confira algumas fotos de tirar o fôlego das paisagens floridas do DF:
Pertencentes ao gênero das Tabebuia, são três espécies de ipês-amarelos cultivadas no quadradinho: o ipê-amarelo-felpudo, também conhecido como peludo, o ipê-caraíba e o ipê-de-petrópolis.
Os ipês se adaptam quase que perfeitamente ao clima de Brasília, em especial nesta época do ano. Isto porque o período de floração ocorre durante o período do inverno, quando as temperaturas estão mais frias, e o tempo, mais seco.
Por isso, os ipês-amarelos servem como se fossem uma compensação pela falta de chuvas: pois quanto mais durar a estiagem no DF, maior será o tempo de floração dos ipês.
O DF abriga mais de 270 mil ipês espalhados por todas as regiões administrativas. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Ainda, o Governo do Distrito Federal prometeu, em fevereiro último, realizar o plantio de mais 100 mil espécies nativas do cerrado, e entre elas, 20 mil serão os tradicionais ipês-amarelos brasilienses.
Os ipês são pela Novacap cultivados em um raio de 400 km, que abrange o Distrito Federal e o Entorno. Depois do plantio, as equipes da empresa acompanham o desenvolvimento das espécies para prevenir o aparecimento de pragas e fungos.
Quando as mudas completam três anos, com porte de 80 cm a 1,5 m, elas deixam os viveiros da Novacap para serem plantadas pela capital do país, segundo o Departamento de Parques e Jardins da companhia. As árvores começam a florir a partir de então, um processo que dura em torno de 15 dias.
Do amarelo ao rosa
Além dos ipês-amarelos, agosto também é época da floração dos ipês-rosas, que logo já poderão ser observados pelas ruas e parques do Distrito Federal.
A florada dessa espécie costuma durar entre 30 a 40 dias, dando ao brasiliense uma linda paisagem amarela e rosa no final do período do inverno.
Em seguida aos ipês-amarelos e rosas, é chegada a hora dos ipês-brancos, que florescem comumente a partir de setembro. Confira o calendário de floração dos ipês: