Ipê-branco foge da regra e floresce sem perder folhas verdes no DF
A planta, que normalmente perde folhas verdes e fica completamente branco, tem chamado atenção pelo contraste das duas cores
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de fugir do processo comum de floração, um ipê-branco do Jardins Mangueiral, no Distrito Federal, tem chamado a atenção. Ao invés de perder todas as folhas verdes e ficar completamente branco, a árvore escapou do normal e agora contrasta as duas cores.
Intensa e temporária, a floração do ipê-branco precisa retomar a produção de folhas para realizar a fotossíntese e se nutrir. As plantas descartam as folhas e florescem para atrair polinizadores, numa forma de economizar energia.
O engenheiro florestal Tiago Alencar de Araujo, do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), explica que o ipê produz hormônios — como todos os seres vivos. Um deles é responsável pela queda de folhas, e outro, pela floração, eles dificilmente atuam juntos.
Aspectos externos podem ter provocado o fenômeno, segundo o especialista, como mudanças de temperaturas e condições climáticas, com o período mais extenso de seca e o atraso nas chuvas. Para Tiago, a árvore não deve estar com algum problema de saúde, somente com uma momentânea alteração hormonal. Ele explica que a condição de flores e folhas ao mesmo tempo é mais relacionada aos ipês rosa.
Plano anual de arborização
Anualmente, a Novacap realiza um plano de arborização na capital federal. A medida é responsável pelo plantio de mudas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, serviço que resultou em mais de 5,5 milhões de árvores espalhadas por diversas regiões da cidade.
O objetivo para 2024 é que sejam plantadas 100 mil árvores. O projeto inclui uma variedade de espécies, mas os ipês ganham destaque. Com a volta das chuvas, a plantação é intensificada.
Informações da Agência Brasília