Interventor exonera equipe de Anderson Torres na SSP-DF e ex-chefe da PM
Mudanças foram publicadas em edição extra do DODF desta terça-feira. STF determinou prisão de ex-secretário e ex-comandante da PM
atualizado
Compartilhar notícia
O interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, exonerou 13 servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (10/1).
Capelli disse, por meio das redes sociais, que todos os nomeados por Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF e ex-ministro da Justiça, foram exonerados.
Exonerei hoje da Secretaria de Segurança Pública do DF todos os nomeados pelo Sr. Anderson Torres. Vamos procurar restabelecer no comando do órgão a equipe que comandou com sucesso a operação de segurança da posse do presidente @LulaOficial
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) January 11, 2023
Entre as demissões, está a do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF) Fábio Augusto Vieira. Ele foi preso também nesta terça, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja a lista dos exonerados:
— Coronel Fábio Augusto Vieira, comandante da PMDF;
— Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, comandante do Departamento de Operações da PMDF;
— Coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, subchefia de Operações, do Departamento de Operações da PMDF;
— Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, comandante do 1° Comando de Policiamento Regional, do Departamento de Operações da PMDF;
— Tenente-coronel Clovis Eduardo Condi, chefe da Seção de Planejamento, da Subchefia de Operações da PMDF;
— Major Gustavo Cunha de Souza, chefe do Departamento de Operações da PMDF;
— Major Igor Mendes Ferreira, assessor especial da Ajudância de Ordens do Gabinete da SSP-DF;
— Major Gizela Lucy Teixeira Barros, chefe da Ajudância de Ordens do Gabinete da SSP-DF;
— Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva – chefe de gabinete da SSP-DF;
— Delegada da PF Marília Ferreira de Alencar – subsecretária de inteligência da SSP-DF;
— Delegado da PF Fernando de Souza Oliveira – secretário-executivo da SSP-DF;
— Patrícia dos Santos Moreira – assessor especial do gabinete do secretário da SSP-DF;
— Ricardo Borda D’Água de Almeida Braga – subsecretário de ensino e gestão de pessoas da SSP-DF.
As exonerações ocorrem após a intervenção federal decretada pelo presidente Lula (PT) devido aos atos de vandalismo registrados nas sedes dos três Poderes no último domingo (8/1).
Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da PMDF e entraram no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Eles protestavam contra a vitória de Lula nas eleições de 2022. Os bolsonaristas conseguiram passar pelas forças de segurança.
Em resposta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a exoneração do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, que também teve a prisão decretada nesta terça, mas, como está nos Estados Unidos, não foi preso. Anderson prometeu retornar ao Brasil e se apresentar à Justiça.