Internos do sistema penitenciário farão cantata de Natal no Entorno
O coral “Vozes que Libertam” fará sua primeira apresentação para servidores do Fórum de Águas Lindas, no Entorno do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Formado unicamente por presos do regime fechado, o coral Vozes que Libertam fará sua primeira cantata de Natal para servidores do Fórum de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, na próxima segunda-feira (4/12). O grupo será um braço do projeto o pioneiro de políticas alternativas penais intitulado Trilhando um Novo Caminho, desenvolvido há cerca de quatro meses na cidade.
A responsável pelas ações é a juíza de direito Claudia Andrade, da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal de Águas Lindas. A magistrada conta que a ideia para o coral surgiu de sua paixão pela música e o reconhecimento da importância da arte para a vida de todos.
“Imediatamente, compartilhei com o Dr. Ilvan, advogado militante na área criminal da comarca, que instantaneamente aderiu a minha ideia e iniciou a triagem dentro do presídio de detentos que soubessem ou tivessem aptidão para a música”, conta Andrade. Desde então, os participantes vêm ensaiando todas as sextas feiras e se preparam fortemente para a coral.
“A apresentação será no plenário do tribunal do júri na confraternização de Natal dos servidores. Eu entendo como um presente aos nossos servidores poderem contemplar em primeira mão a primeira apresentação. Ao meu ver, esses detentos buscando sua ressocialização por meio da música, que pode se traduzir como uma expressão da própria alma”, continua a juíza.
O principal objetivo do coral é, justamente, a ressocialização dos envolvidos. “Eu entendo que não basta encarcerar. Deve se oportunizar meios que favoreçam e estimulem, de fato, a ressocialização, que é um dos maiores sentidos da segregação e privação da liberdade. O reeducando tem que mudar a mente e perceber que a vida digna tem mais valor que a carreira do crime”, aponta Claudia. Há expectativas de que o coral se apresente para toda a população de Águas Lindas ainda neste mês, durante as comemorações do Natal Luz, na praça da Bíblia.