Internet das coisas e rapidez: 1º laboratório 5G do país é inaugurado no DF
Tecnologia que pode render à economia do Brasil R$ 1 trilhão nos próximos 15 anos pode ser testada na Biotic
atualizado
Compartilhar notícia
Com transmissão on-line, o primeiro laboratório de testes 5G no Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira (24/7), em Brasília. No Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, as pessoas poderão, com visita marcada, experimentar uma velocidade 100 vezes mais maior na internet, além de conhecer um pouco mais sobre a internet das coisas.
“O 5G está no debate mundial porque vai revolucionar todo o ecossistema e a vida das pessoas”, explicou Gustavo Dias Henrique, diretor-presidente da Biotic. Ele exemplifica: se qualquer pessoa mudar a faixa do celular para o 5G que existe no laboratório, a diferença de velocidade é enorme.
“Mas a aplicabilidade vai além”, afirmou Henrique, citando a internet das coisas, a aplicação da rede mundial de computadores em produtos e serviços do dia a dia, como uma geladeira ou até mesmo o trânsito inteligente.
Com a parceria da Biotic S/A, a Vivo e chinesa Huawei, maior produtora de smartphones do mundo, o espaço começou a ser instalado em março deste ano. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o projeto correu sem problemas.
De acordo com o presidente da Terracap, Izídio Santos, isso mostra a importância de ser pioneiro. “Esse pioneirismo é o primeiro passo para o que a gente pensa que o Biotic será”.
Leilão
Diversos secretários estiveram na inauguração, além do vice-governador Paco Brito; do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Vitor Elísio Menezes; e do vice-presidente da Huawei Brasil, Steven Shen.
Vitor Elísio Menezes lembrou que o leilão para a faixa 5G era para acontecer este ano, mas a Covid-19 fez com que os planos fossem prorrogados. Segundo ele, a comercialização da tecnologia não vai passar do primeiro trimestre de 2021. E será algo muito importante para o Brasil, uma vez que, de acordo com estudos, pode render R$ 1 trilhão nos próximos 15 anos para o país.
“É algo que deve impulsionar a nossa economia e transformar a forma como nós lidamos com a tecnologia atualmente. Não é só a velocidade, mas ferramentas que vão transformar a indústria, a saúde, a segurança pública”, apontou Menezes.
O vice-governador Paco Brito começou o discurso agradecendo por ter se recuperado do coronavírus. Ele citou o governador Ibaneis Rocha como principal responsável pela instalação do laboratório e novamente elogiou o pioneirismo da Biotic. “Nós teremos que nos reeducar para o uso da internet. Queremos transformar Brasília na capital tecnológica do país”.
Quem quiser conhecer o laboratório precisa entrar em contato com Biotic pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br.