Internado há 4 meses, garoto atingido por pinheiro no Parque da Cidade mexe os braços
Pedro Miguel Rodrigues Cardoso, de 15 anos, foi diagnosticado com tetraplegia, mas a família segue na esperança de reverter quadro
atualizado
Compartilhar notícia
O jovem Pedro Miguel Rodrigues Cardoso, 15 anos, segue internado, quatro meses depois do acidente que o deixou paraplégico. Em 8 de maio último, Dia das Mães, o adolescente foi atingido por um pinheiro, que caiu no estacionamento 4 do Parque da Cidade.
“Ele está bem, no estado geral, mas continua praticamente sem movimentos. Tem alguns, porém descoordenados, com os braços. Não consegue sequer coçar o rosto. Depende de alguém para tudo”, descreveu a mãe do garoto, Luciane Rodrigues.
Desde que foi atingido pela árvore, no lugar conhecido como Bosque dos Pinheiros, Pedro Miguel deu início a um longo tratamento. Ele foi socorrido e acabou na unidade de terapia intensiva (UTI), onde foi diagnosticado com tetraplegia. A família segue na esperança de reverter o quadro.
O acidente aconteceu por volta das 11h do Dia das Mães, quando o pinheiro de cerca de 20 metros caiu no meio das pessoas que curtiam a manhã, sentados no gramado do parque. Além de Pedro, uma mulher também foi atingida. Ela teve apenas uma fraturou a perna. Pedro dormia no gramado e, por isso, não conseguiu fugir.
Após 30 dias, jovem atingido por árvore segue na UTI: “Indignação”
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), divulgadas no dia do acidente, o adolescente chegou a sofrer uma parada cardiorespiratória. Os socorristas conseguiram reverter o quadro e o garoto voltou a respirar, sendo encaminhado inicialmente para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
Três meses depois, um galho caiu em cima de carros estacionados no mesmo local. Os dois acidentes motivaram a Secretaria de Esportes e Lazer do DF, que cuida do Parque da Cidade, a elaborar estudo de substituição de árvores plantadas no Bosque dos Pinheiros por vegetação nativa do Cerrado.
GDF estuda trocar pinheiros do Parque da Cidade por árvores do cerrado
Corte de vegetação
Nos últimos dias, funcionários da Novacap cortaram várias árvores no estacionamento 4. O administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, afirma que os técnicos da autarquia verificam a vegetação que precisa ser cortada e fazem a poda das árvores que representam riscos. Ainda não há previsão para a substituição da vegetação.
“Por enquanto, a Novacap está fazendo a análise das árvores que não têm mais condição, seja por algo no caule ou algo na copa. A árvore em que se chega a conclusão de que oferece um risco é cortada ou podada em definitivo. Uma comissão está analisando a possibilidade de reposição dos pinheiros por árvores nativas do Cerrado, mas não temos previsão de quando essa análise vai ser concluída”, afirmou Carlos Bougleux.
Veja o corte de árvores no estacionamento 4 do Parque da Cidade: