metropoles.com

Insegurança alimentar afeta mais famílias de mães solo negras

Estudo aponta que 41% dos casos de insegurança alimentar estão em famílias com crianças de 0 a 6 anos chefiadas por mulheres negras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Insegurança alimentar
1 de 1 Insegurança alimentar - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Lares com crianças de zero a seis anos chefiados por mulheres negras são os que mais sofrem de insegurança alimentar no Distrito Federal. Estudo feito pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf) aponta que a prevalência é de 41,5% das casas com mães solo negras.

Na sequência, 29% da insegurança alimentar segue em lares de mães solo não negras. Os dados estão no suplemento Insegurança alimentar em domicílios com crianças na primeira infância, elaborado em novembro deste ano e divulgado esta semana.

A pesquisa usou dados de 2021 levantados na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Pelo estudo, 30,7% dos domicílios com crianças nesta faixa etária estão em algum tipo de insegurança alimentar, sendo 20,6% em insegurança leve, 5% em moderada e 5,1% em grave.

A prevalência é, inclusive, maior em casas com crianças na primeira infância do que na média geral do DF, que chega a 21%.

O estudo ainda mostrou que a insegurança alimentar é maior em famílias de baixa renda, com 57% da insegurança alimentar em famílias com crianças de 0 a 6 anos das classes D e E. Na classe A, o número é de 5% para a mesma faixa etária.

A pesquisa deve ser usada para embasar políticas públicas afim de garantir uma alimentação saudável. O estudo leva em consideração a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de acabar com a fome até 2030 e garantir a todos, em especial pobres e pessoas com situação vulnerável e crianças, o acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.

Insegurança alimentar

De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), há diferença entre insegurança alimentar e fome. Fome é uma sensação desconfortável ou dolorosa causada por energia insuficiente da dieta, com prevalência de desnutrição.

A insegurança alimentar é quando uma pessoa enfrenta incerteza sobre sua capacidade de obter alimentos e se vê obrigada a reduzir a quantidade ou qualidade da comida que consome. A gravidade varia de acordo com o período que as pessoas ficam sem comer, podendo ser uma refeição ou até mesmo um dia em caso extremo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?