Inscrições para estudar na rede pública do DF vão até domingo (23/1)
Estudantes que desejam se matricular em uma das escolas públicas da capital devem acessar o site da Secretaria de Educação
atualizado
Compartilhar notícia
Alunos que desejam estudar em uma das escolas públicas do Distrito Federal e ainda não estão matriculados podem se inscrever até domingo (23/1) no site da Secretaria de Educação. Todo o processo será feito exclusivamente pela internet.
O novo prazo foi aberto pela Secretaria para preencher as vagas remanescentes — aquelas ainda disponíveis desde a pré-escola (a partir de 4 anos incompletos) até o ensino médio.
Neste ano, a pasta mudou a diretriz de transferência e deu prioridade aos veteranos. Então, quem estudava na rede pública teve preferência para mudar de escola. Neste caso, houve 16.273 pedidos para o ano letivo de 2022.
Quando os novatos fizeram a a inscrição em novembro de 2021, foram fornecidos o endereço onde moram e o do trabalho dos pais ou responsáveis. A Secretaria de Educação procura direcioná-los para escolas próximas a esses locais.
No entanto, segundo a secretaria, nem sempre é possível. Nesses casos, os alunos vão sendo alocados onde há vagas disponíveis na etapa do ensino cursado.
Por esse motivo, para as vagas remanescentes (que serão ocupadas agora), são ainda menores as chances de escolha do local onde se vai estudar. Mas, ainda assim, é possível que o estudante, pai ou responsável consiga uma escola perto de casa ou do trabalho.
Resultado e matrícula
O resultado das inscrições das vagas remanescentes será divulgado no site da Secretaria de Educação em 31 de janeiro, a partir das 18h.
De acordo com o resultado, o aluno, pai ou responsável precisará se encaminhar à escola determinada, levando os documentos necessários para confirmar a matrícula. Essa fase ocorrerá entre 1º e 4 de fevereiro.
Educação de Jovens e Adultos
A matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve ser feita diretamente com as secretarias escolares que ofertam essa modalidade de ensino, a partir de 7 de fevereiro.