Inmet registra chuvas isoladas no DF na tarde desta quinta (26/10)
Houve precipitação em Planaltina, Sobradinho, Samambaia e Asa Norte. Para o fim de semana a previsão é de pancadas de chuva
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou chuvas isoladas no Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (26/10). Houve registro de precipitações na região norte, próximo a Planaltina e Sobradinho, principalmente na área da Reserva Biológica da Contagem, e também próximo a Samambaia. Leitores relataram ainda chuva em trechos na Asa Norte e na Saída Sul. Motoristas que passavam pelo Eixo Monumental também comemoraram alguns pingos na área central.
De manhã, a previsão do tempo indicava que o desejo de muitos brasilienses pela queda d’água aconteceria somente no fim de semana, inclusive com pancadas de chuva. Nesta tarde, porém, o tempo mudou nessas regiões e “traiu” a indicação do instituto de meteorologia.
O Inmet informou, também, que este deve ser um dos meses de outubro mais secos da história no Distrito Federal. Segundo o meteorologista Manoel Rangel, os 10,5 milímetros registrados até agora representam apenas 6% da média histórica do período (166,6 mm).Índices tão baixos foram computados somente em outubro de 1980, de 8,4mm, e em 1961, de 15,9mm. “Mesmo com as chuvas esperadas em maior potencial a partir do próximo domingo (29), a expectativa é de que o volume fique bem abaixo da média”, afirmou Rangel.
Além de o Distrito Federal ter atravessado uma estação de “veranico”, que ocorre no período de calor intenso, estiagem e baixa umidade, uma massa de ar seco agravada pelo fenômeno do El Niño inibe a formação de nuvens e, consequentemente, a chuva.