Inmet e Defesa Civil alertam para chuvas e ventos de até 100 km/h
A recomendação é evitar pontos de alagamento e desligar aparelhos elétricos da tomada
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), divulgaram alerta de perigo na cidade por causa das chuvas. Há previsão de tempestades e ventos que podem chegar a 100km/h. O aviso vale até as 14h deste sábado (29/02/2020).
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem ficar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e de descargas elétricas. Além de não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos eletrônicos devem ficar desligados da tomada.
Já a Defesa Civil pede para que pontos conhecidos de alagamento sejam evitados. Em caso de emergência, é possível pedir ajuda pelo telefone 193.
Fique atento!
Na rua
Não segure objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, e não empine pipas ou aeromodelos com fio. Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos, não são indicadas, por conta do risco de raios.
É importante também não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios, não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.
Em piscinas
Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de onda de cheia.